segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Santiago con Tía Ylana...é 10!

O fim-de-semana foi uma delicinha e a lasanha, um sucesso. O medo de fazer molho passou, porque o molho ficou um arraso de tao bom.
Segundona e, pra curar o mau humor ocasionado pela falta de vontade - ou quem sabe treinamento também - de vendedor chato do Homecenter que nao me ajudou na compra de um colchao inflável, o jeito é descontar fisicamente. E pra isso aproveitei que o Monsenhor ia subir o morro, e fui junto. Há meses eu nao subia o San Cristóbal...entao imagina a cena. Mas podia ser pior...bem, pior. Pensando o tempo todo no Mote con Huesillos (essa bebida ae ao lado). É uma bebida típica da regiao, refrescante e uma delícia. A razao pela qual eu subo o tal morro.

Enquanto isso..alguns devem ter se perguntado: colchao inflável, por que? Hmmm...nem te conto...

Sr. Évertchongas, Gisele (sua respectiva namorada) y nosso amigo Kuelho, chegam em Santiago na madrugada desta quinta-feira. Para otimizar o tempo, e portanto, aproveitar melhor, preparei uma listinha de atividades. Entonces, amigos viajeros... no melhor estilo Santiago com Tia Ylana é 10, tá ai minha sugestao.



SANTIAGO COM TIA YLANA...É 10!!!

Chegada: Quinta 28/10
0.45am
Transporte de Jipe (incluído no pacote) até Las Condes (casa da Tía Ylana).
Sono revigorante.
 
Dia 1: Quinta 28/10
Despertar y café da manha (Incluído)
Passeio por pontos turísticos indicados por Tia Ylana - Cerro San Cristóbal, centro.
Encontro com tia Ylana as 17.00 (mais ou menos).
Jantar com Tía Ylana (nao incluído...pois a ideia eh ir a um restaurante ou algo assim, comer coisa tipica).
 
Dia 2: Sexta 29/10
Despertar y desayuno (incluído)
Passeio por pontos turísticos da cidade - Plaza de Armas, mercado central.
Encontro con tía Ylana e tio Ruben - lanchinho (incluído)
Festa de aniversário de um aluno da tia Ylana - a qual estamos todos convidados!
 
Dia 3: Sábado 30/10
Despertar y desayuno (incluído)
Viagem a Valparaíso e Viña del Mar (guias incluídos. Aki rachamos a gasosa e o almoco).
Jantar em Santiago (incluido. A ideia eh fazer algo em casa msm).
Subterraneo - bar/boate.
 
Dia 4: Domingo 31/10
Despertar y desayuno (incluído)
Visita a unidade da vinha Concha y Toro (http://www.conchaytoro.com/), a maior fabricadora de vinhos do Chile. Cada tour tem o valor de $7.000 pesos chilenos e inclui visita guiada na vinha e desgustacao de dois vinhos. E ah, vc leva a taca de presente.
Churrasco (a la chilena) na casa do tio Ruben.
Festa Halloween a fantasai: temos duas festas. Uma pro Koelho ir com a Lindsey e outra pra nóis, velhos...
 
Dia 5: Segunda 01/11
Despertar y desayuno (incluido)
Visita ao Salon del Automovil
Jantar (incluido)
 
Dia 6: Terca 02/11
Despertar y desayuno (incluido)
Livre - a sugestao é de sair pra comprar presentes e muambas.
Jantar - algum restaurante gostoso, porque afinal essa é a última noites do Éverthon e da Gisele.
 
Dia 7: Quarta 03/11
Transporte para o aeroporto
Adeus a Gisele e Éverthon
Lágrimas (incluído!)...
 
......Para aqueles que comparam o pacote EXTENDED VERSION (Kuei, hello?), os outros dias ficam a seu critério! Hehehe
 



..Cheguei do morro, tomei banho e me entruchei de salada. Perdi a inspiracao de escrever....bah!!! Crouton enche pra caramba....

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Fracasso e Sucesso: na cozinha

Toda cozinheira - gente que sabe e gosta de cozinhar - costuma ter uma especialidade. Aquela uma ou outra coisa que a pessoa manja bem e todo mundo elogia, acha fantástico e tal. A minha sao as massas. Em especial, os molhos. Mais ainda depois que a Kell me ensinou fazer molho de tomate natural - sim, a versao que voce compra os tomates e transforma eles de sólido a líquido.

Semana passada, com pressa, fome e sem os ingredientes certos em casa, errei feio num molho. Fiz um molho branco que ficou péssimo e sem graça. Faltou alho, faltou tempero, faltou tudo. Aí, pra tentar consertar, joguei um molho de tomate desses prontos. Ficou rosa. Em geral eu gosto de molho rosa mas o problema nao era a cor, e sim o sabor. Quer dizer, a falta deste. Insisti e joguei o ravioli de espinafre e queijo - comprado pronto também e rezei para que a mistura desse certo. Errei. Ploft. Nao prestou. R comeu e disse que tava bom - garoto educado! Eu comi e achei tudo péssimo. O problema nao é a falta de sabor e sim como o fato de fazer um molho ruim afeta a minha alma cozinheira.

Desde que comecei a trabalhar, por razoes bem óbvias, passei a cozinhar menos. Minha vida de housewife intelectual ficou pra trás - gerando, inclusive, umas reclamaçoes de terceiros - e nunca mais fiz algo elaborado e realmente gostoso. O problema é que no próximo fim-de-semana, na sexta, faremos outra ediçao de nossa tradicional Cena Gastronomica (Janta Gastronomica) e dessa vez eu que estou responsável pelo prato principal. Pediram o que eu faço de melhor - ou assim dizem, pelo menos: Lasanha!

Lasanha leva molho. E daí meu estresse. Eu preciso fazer um molho que preste. Mas depois da experiencia do molho rosa sem graça que me deu nos nervos a ponto de eu jogar a metade da bagaça fora, fiquei com medo de fazer molho. No entanto, como toda pessoa griladinha e impulsiva, ao passar no supermercado hoje, nao resisti e comprei os ingredientes certo. Carne moída, molho semi-pronto - vou deixar pra fazer o natural no dia da lasanha - cebola, alho, etc. Cheguei em casa inspirada. Liguei o som numa rádio de rock clássico e mandei ver.

(Leia imaginando a cena)
Descasca o alho, amassa com sal. Corta a cebola bem fininha. Refoga a cebola até ela murchar bem. Adiciona o alho...refoga mais. Joga a carne...sente o cheiro maravilhoso de tempero que invade o apartamento inteiro.

Sem pensar muito, joguei ainda umas pimentinhas - mesmo assim faltou ají, uma versao grande da pimenta dedo de moça - e outras ervas que achei no armário. Tudo correndo, sem cuidado. Minha fome me guiava. Até alecrim - um pouquinho - eu joguei nesse molho. E pensa num trem que ficou bao! Tá louco! Quando finalmente fui provar, quis comer a panela inteira.

Agora estou aqui, revivendo momentos de housewife - dessa vez um pouco menos intelectual - enquanto o macho nao chega. Vamos ver se repito a façanha na sexta...

=P


P.S. Notei uma falta de posts tratando de temas complicados e filosóficos. O trabalho emburrece, minha gente... ah, essa é uma ideia guardada pra um post.

domingo, 17 de outubro de 2010

Embrace the Grease!

Em geral gosto muito de tomar banho. De manha pra acordar, sentir a agua no corpo. A noite pra relaxar... e tem aquela banho gostoso que vem depois de praticar esporte. A agua caindo no rosto, restaurando os músculos. Banho é comigo mesmo. Porém, no entanto, todavia....de vez em quando é bom nao fazer certas coisas pra poder aprecia-las ainda mais depois. E esse fim de semana, meio que por força da circunstancias, dei uma de Cascuda e simplesmente adotei a filosofia embrace the grease!

Sexta-feira e, por conta de um seminário na Ilha de Páscoa, fiquei solteira. Assim, no sentido de... Mr. R viajou pro negócio da empresa e eu fiquei em Santiago. Chorando, relendo cartas de amor e comendo chocolate? Hahaha...claaaaaro que nao! Saí correndo do trabalho e vim pra casa trocar de roupa. Shortinho nike, camiseta do Arsenal, chuteira e caneleira. Pronto! Minha carona passou logo para levar e e Chappy (roomate) pro joguinho amistoso contra umas médicas residentes.

Pra quem nao sabe, o conceito de tempo no Chile é bem relativo. Pior que no Brasil. Tipo...o jogo tava marcado para as 6...e a negada chegou as 7.30pm! As desculpas sao sempre as mesmas. Tráfico, blah blah blah.... Eu fico com a teoria do Monsenhor Ariel. Quem se atrasa ou é porque nao tem capacidade intelectual de se programar ou porque nao tem interesse suficiente. Mas enfim, enquanto as "doutoras" nao chegavam, aproveitamos para praticar penaltis, faltas, jogar bobinho, essas coisas...nada como ter uma professora de educacao fisica amiga da galera que resolver doar seu tempo!

Uma hora e meia de futebol intenso, muito chute, muitos gols, muito tudo e já era hora de ir. Eu, morrendo de fome, sugeri que saíssemos todas. E lá fomos nós, lindas e loiras - bleh! - com roupa de jogo, pra um pub de playboizinho aonde, quem diria, tem comida boa e barata!!!

Chego em casa duas da manha, com crise de asma que foi rapidamente controlada pela tal "bombinha". Galera ainda ficou aqui batendo um papo e...já eram tres da manha quando se foram. Eu ainda de short, camiseta do Arsenal e chuteira. Olhei pro chuveiro...aquele friozinho gostoso....olhei pra cama e aí veio o pensamento fatal: "eu tenho que trocar esse lençol mesmo...".... e ploft. 

Sem banho até sábado de manha. E sim, eu sei que a gente dorme melhor quando toma banho mas sabe quando voce tá tao cansado que nao dá conta e pensa em todas as razoes que justificam dormir sujo? Coisas do tipo, "nao tou dormindo com ninguém mesmo", "um dia nao mata", "nem tou tao fedida assim"...etc. E assim foi...dormi suja. Imunda, nojenta. E nem morri por causa disso, hehe!

Santo sábado de manha e eu acordo - depois de conseguir dormir 7 horas! Sim, eu ando dormindo bem pouco, mesmo tentando dormir mais. Comi e lá fui eu tomar aqueeeele banho de lavar alma. 

Como eu disse, nada como privar-se de algo para depois desfrutar ainda mais!

Embrace the Grease! 
(campanha para economia de água e aumento do nivel de felicidade de pessoas chatas e com mania de limpeza, como eu).

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

1 mes, 1 mestrado e alguns mineiros depois....

...eu volto a escrever por aqui! Uau, nunca tinha passado tanto tempo desaparecida. E nem foi por querer. Por isso já vou me desculpando e, claro, me explicando.

O primeiro mes de trabalho foi uma loucura. Nao foi muito facil me acostumar a estar encerrada o dia todo num escritório, sentada a maior parte do dia e calada. Além de que nos primeiros dias confesso que fiquei meio entediada. Porque eu queria logo pesquisar os crimes, os vagabundo metidos com lavagem de dinheiro, falsificaçao de documentos e afins, essas coisas. Mas é óbvio que nao fiz isso logo de cara. Os primeiros dias foram dedicados a aprender as regras, quais eram os crimes que eu deveria investigar e como deveria proceder, desde o método de pesquisa até a quantidade de espaços e vírgulas. Ainda bem que tratei de aprender tudo muito rápido pra poder botar a mao na massa de uma vez. No fim da primeira semana eu estava simplesmente exausta.

A primeira semana, estudando e trabalhando, me fez admirar mais ainda as colegas de mestrado que trabalhavam o dia inteiro e ia pra aula. Eu achei essa rotina muito cansativa e, honestamente, nao dá pra fazer um mestrado muito bem feito assim. Dá pra terminar, fazer a coisa meio nas coxas mas...eu assumo que baixei meus padroes de exigencia nos trabalhos finais. Estava cansada e sem paciencia para ler, escrever ou assistir aulas. No fim desta mesma semana ainda viajei com Sr. R e suegrita para o sul, mais especificamente para a fazendo dos avós de Sr. R. O feriado mais comemorado no Chile é o 18 de Setembro, dia da independencia deles. E este ano foi ainda mais especial do que os outros porque era o Bicentenario e... a máquina perfuradora trabalhava sem parar no norte do país, cavando o buraco por onde hoje estao resgatando os mineiros.

E falando em mineiros...esse é o assunto do país. E claro, isso já era esperado. O que nao era esperado é eu me emocionar cada vez que eu vejo um deles sair do buraco, hehehe.

Tres semanas de trabalho e mestrado foram intensas. Ah, isso porque eu nem mencionei que, se nao bastassem essas duas atividades bastante cansativas, eu nao ainda tinha que dar assistencia. Essa era a parte boa, claro. O problema é que...nessas tres semanas, por causa do stress e de toda a mudança de rotina, eu nao consegui dormir nada bem. Fiquei mais agitada do que o normal, o cérebro simplesmente nao desligava. A noite, quando se espera que a pessoa desligue, eu sonhava que haviam bombas na Colombia e que eu estava ali, ajudando a evacuar as pessoas do local. A crise - erroneamente chamado de tentativa de golpe de estado - no Equador agravou a situaçao pois, nessas alturas, o Equador já era o "meu" país.

Por isso, senhores, que nesse tempo todo eu nao tive energia de passar aqui e colocar algumas ideas. Quem sabe se tivesse, teria sonhado menos. Mas é assim mesmo.

Agora o mestrado acabou - as aulas, pelo menos - e eu aproveite o feriado do ultimo fim de semana para dar uma chegada rápida no Brasil. Porto Alegre, para ser mais especifica. Uma prima resolveu casar e meus pais resolveram aceitar o convite para ser padrinhos. POA fica na metade do caminho entre Goiania e Santiago entao...foi o jeito. Papis y Mamis levaram muitas pamonhas - congeladas, num isopor - para que eu pudesse matar a vontade. Minha tia - uma das muitas de lá - fez coxinhas...apesar de que estava com formato de risoli, hahaha! Gaúchos, tsk tsk tsk... E foi bem legal. Comi muito, dormir pouco, dei muita risada. E acabou rápido. Logo eu estava de volta na vida de check-in, free shop, embarque, comida ruim de aviao e ..chegando em casa de madrugada pensando que tinha que acordar 4 horas mais tarde, linda e loira e ir trabalhar. Porque o mundo nao para.

Ainda estou me acostumando com essa rotina. Pelo menos agora nao tem mais aula pra me encher o saco e também começou o horário de verao por aqui, que eu adoro. Isso significa que se renovam minha energias e aumenta o meu nível de felicidade. Significa também que alguns projetos pessoais que estavam on hold devem ser retomados - apesar da preguiça.

Por lo tanto, leitores...voltarei a escrever com mais frequencia - se é que isso interessa, hehe. A idéia é parar de reduzir as asneiras a 140 caracteres e abusar das palavras.

Até mais ver...

Y.
 
Copyright 2009 A fim de que.... Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan