segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Teoria das Coxinhas

É um pouco supreendente a dificuldade de se achar informcao sobre a "coxinha", um salgadinho brasileiro tao popular! A Wikipedia em portugues nao traz mais do que uma simples frase que nem sequer define do que se trata a coxinha. Ja a wikipedia em ingles se encarrega de explicar melhor.

"The Coxinha is a popular Brazilian snack. It is made from minced chicken and seasonings (occasionally including Catupiry cheese), enclosed in wheat flour batter, and deep fried. It is shaped to roughly resemble a chicken drumstick, and sometimes a toothpick is inserted where the bone would be. It is commonly eaten with hot sauce.
Coxinha literally means "little thigh", and it is how chicken drumsticks are known in Brazil."

http://en.wikipedia.org/wiki/Coxinha

Definicoes a parte, o fato é que meu amor por coxinhas junto com uma capacidade de observacao básica fez com que eu formulasse minha própria teoria sobre este salgado.

Viajando pelo Brasil pude perceber que nao é possível encontrar coxinha por todos os cantos assim como é em Goiás. Tanto aqui quanto em Minas Gerais e Sao Paulo as coxinhas estao por toda parte. Butecos de rua, rodoviária, postos de gasolina, lanchonetes de escolas, universidades e até shopping centers! Sim, coxinha, junto com o pao-de-queijo, parece ser o carro chefe de qualquer lanchonete, mesmo as mais simples. No entanto, fora do eixo destes 3 estados em questao, encontrar coxinha nao é tao facil assim.

1. Coxinha Goiana

- Eh uma coxinha que tem um "bico" bem definido. Nao importanto o tamanho, a coxinha goiana costuma ser molhadinha por dentro e bem recheada. Coxinhas "massudas" nao parecem agradar o paladar goiano. Pelo contrário, devem ser bem ricas no recheio, molhadinhas e de tom avermelhado por dentro (em sua maioria). Uma coxinha considerava boa deve ter catupiry também.


2. Coxinha Mineira

- Apesar do formato praticamente idêntico ao da coxinha goiana, a coxinha mineira se diferencia pelo recheio. O recheio mineiro contém bastante acafrao, fazendo com que o interior da coxinha fique bem amarelo. Assim como a goiana, a mineira também tem a tendencia a ser molhadinha por dentro, mas raramente se encontra a presenca do catupiry.


3. Coxinha Paulista

- É bem distinta das outras duas, tanto no formato quanto no recheio. A coxinha paulista nao possui um "bico" fino como a goiana ou mineira. É mais fina e mais alongada. Por dentro raramente se encontra o catupiry, e o recheio é mais seco, sem muita cor definida, tendendo ao branco - cor de frango!

4. Coisas parecidas com coxinha

- Uma vez em Salvador, na Bahia, entrei num buteco perto do Pelourinho e pedi uma coxinha. O tio do bar me entregou uma massa em formato de bola, recheada com meia duzia de fiapos de frango e um queijo indistinguivel. Aparentemente a coxinha bahiana é redonda.... no entanto, nao posso falar sobre o Estado inteiro porque depois dessa experiencia fiquei com medo de experimentar outras coxinhas.

- Recentemente em uma viagem ao Mato Grosso do Sul pedi um salgado que parecia uma coxinha. Mas nao era! Chamada de "bolinha de queijo", massa feita a base de mandioca e recheada de queijo minas, me deliciei com esta iguaria sul matogrossense.

5. Margem de Erro

- É óbvio que apesar de ter tracado linhas gerais para a identificacao de coxinhas pelo Brasil, a coisa pode mudar.


Ai ai, de tanto falar em coxinha....me deu vontade de comer empada! hahaha....

1 comentários:

Patatita disse...

Essa eh minha fasciutta fominha...:)

 
Copyright 2009 A fim de que.... Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan