O freetranslation.com nao sabe traduzir a palavra "backlash". Nem eu. Mas... acho que... pensando bem, backlash seria algo como uma recaída. Como por exemplo quando você está se recuperando de uma gripe e daí resolve jogar um pouquinho de futebol pois, afinal, a gripe tá passando mesmo, entao nao tem problema! E este é o momento que define a continuidade do sucesso até ali alcançado... ou o fim dele.
Um dos momentos extremamente delicados de uma guerra é a reconstruçao. Há uma semana tenho dito isso. A reconstruçao é estressante, pois exige alerta máximo à segurança, e ao mesmo tempo atençao máxima àquilo que deve ser reconstruído. Mas além do aspecto físico da coisa, talvez a parte mais importante mesmo nesta dita reconstruçao é o que os americanos tem falhado em conseguir no Iraque. To win hearts and minds. Nada funciona se as mentes e os coraçoes dos potenciais "reconstruídos" ao estao convencidas de que aquele é, de fato, o melhor caminho. De pouco adiantarao os inúmeros esforços, dólares e suor dispensados se quem recebe tudo isso nao sabe mesmo o que quer.
Espaço... distância... talvez seja isso o que este pobre dominado precise? Será?
Uma coisa engraçada que eu percebo nos iraquianos é que eles parecem acreditar que dariam conta de reconstruir o próprio país sozinho. Bullshit! Um povo que nao consegue chegar a um acordo entre si e, nao tem recursos para a reconstruçao, nao consegue e nunca vai conseguir se levantar sozinho. E infelizmente, enquanto nao entenderem que pode ser ruim com os americanos mas, muito pior sem eles, os iraquianos vao continuar na lama.
Por que é tao difícil se render? Medo? De que? Se tem alguém tentando te ajudar a levantar... qual o medo de dar a mao a essa pessoa? Seria um problema de ego, orgulho?
Nao sei...
Enquanto isso eu ouço a Sinfonia no. 5 em mi menor de Tchaikovski, tento ser menos paranóica enchendo a cabeça de coisas para fazer e preparando uma cara feliz para receber os amigos que vêm almoçar aqui.
Mais um dia no front....mais uma batalha a ser vencida.
0 comentários:
Postar um comentário