quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Conforto para a Ansiedade

Grandes mudancas sempre geram ansiedade. Nao tem como fugir disso. Terapeutas experientes, ou mesmo alguns filosofos, sugerem que um jeito de controlar a ansiedade eh racionalizar a situacao. Parece plausivel, e eu concordo. Nao fosse o problema que... um individuo ansioso tem um extrema dificuldade em racionalizar qualquer coisa!

Schopenhauer dizia que existe uma relacao proporcional entre o nivel de ansiedade das pessoas e a inteligencia. Segundo ele, aqueles que sao ansiosos sao tambem mais inteligentes. E eh claro que, como uma pessoa ansiosa, adorei este argumento, hehe.... mas nao soh por isso. De fato, uma das causas principais da ansiedade eh a antecipacao dos acontecimentos. A ansiedade gera imagens de um provavel futuro - normalmente desfavoravel, o que faz com que o individuo que sofre estes sintomas sinta-se, por assim dizer, ansioso. De certa forma a ansiedade ateh ajuda. Basta pensar em pessoas tranquilas, que nao antecipam suas reacoes ateh que os fatos lhe acontecam. Desnecessario dizer que um equilibrio entre estes dois estados de espirito - ansiedade e tranquilidade total - seria o almejado. Mas ninguem eh assim!...

Nestes poucos dias que antecedem minha mudanca para o Chile, tenho encontrado conforto para minha ansiedade num lugar muito improvavel, diriam alguns. Nieztsche, meu filosofo do momento, hehe....junto com outro grande filosofo que passei a admirar, Michel de Montaigne. Peguei "Assim Falava Zaratustra" para ler e "Ensaios". Os dois livros, dos dois respectivos autores citados acima, trazem ideias e conselhos incriveis. Nieztsche foca na razao, na descrenca dos homens, no sentir-se acima daqueles de espirito pequeno e raso. Montaigne ja tem um papo mais intimo com o leitor, defendendo seus argumentos sempre com exemplos historicos. Os dois estilos me agradam muito. Uma das melhores partes dessa experiencia, alem de todo esse novo conhecimento que vou absorvendo, eh saber que nao paguei um centavo em nenhum dos livros, hehehe.... viva o Google e os livros virtuais! Fora que esta pratica de ler no computador eh algo altamente ecologico!...nenhum papel eh desperdicado!

Para terminar o post, coloco novamente (como nos posts anteriores), uma fala de Zaratustra, o sabio de Nieztsche. Me identifiquei muito com esta fala. Foi quase como se tivesse escrito para a minha pessoa!

"Foge, meu amigo, para a tua soledade, para alem onde sopre vento rijo e forte. Nao eh destino teu ser enxota-moscas". ...e assim falava Zaratustra para dona Ylana...

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Da Serie: Falaram Melhor Por Mim

" Prefiro pouca ou ma companhia; mas eh mister que venha e se va embora no momento oportuno. Eh isto que convem ao bom sono".

"O meu EU ensinou-me um novo orgulho que eu ensino aos homens: nao ocultar a cabeca nas nuvens celestes, mas leva-la descoberta; sustentar erguida uma cabeca terrestre que creia no sentido da terra. (...) Enfermos e decreptos foram os que menosprezaram o corpo e a terra, os que inventaram as coisas celestes e as gotas de sangue redentor; mas ateh esses doces e lugubres venenos foram buscar no corpo e na terra!

Queriam fugir de sua miseria e as estrelas estavam demasiado longe para eles. Entao suspiraram: 'oh! se houvessem caminhos celestes para alcancar outra vida e outra felicidade!' E inventaram seus artificios e outras beberagens sangrentas. E julgaram-se arrebatados para longe do seu corpo e desta terram os ingratos!"


"Houve sempre muitos enfermos entre os que sonham e suspiram por Deus; odeiam furiosamente o que procura por conhecimento e a mais nova das virtudes, que se chama lealdade".

=P

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Sobre Impressoes...

"A minha alma eh sossegada e luminosa como o monte pela manha; mas eles julgam que sou um frio e astuto chocareiro".

...beijo na boca em quem descobrir a origem da citacao!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Da Série: NAO TEM PRECO

Sair com uma amiga muito querida depois de um dia cansativo de trabalho!



=)

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Just Dance...tu tu tu tu tu

Aahh....tô com aquela música "Just Dance" da Lady Gaga na cabeça. Legalzinha a música. Tô doida pra ir pro Pub e dançar até os pés nao aguentarem mais.

Entao... desde sexta nao parei. Consegui parar só ontem pra dormir umas míseras 6 horinhas - melhor do que as 3 do dia anterior! - e depois hoje depois do almoço, quando continuei minha leituro do livro "A Cura de Schopenhauer". Sim, do mesmo autor do "Quando Nieztsche Chorou". Viva a onda dos filósofos pessimistas...

O fim de semana permeado por encontros foi muito bom. Conversei com os Srs. T e E. Tinha coisas a resolver com Sr. T, e outras a conversar com E, de quem eu andava com raiva. Mas acho que agora está tudo bem. Quanto à dona Amy, bem... melhor nem comentar. Só sei que nao ando com paciência para chatices de ninguém. Nem as minhas... Outra que anda me dando nos nervos é a Srta. F! Argh!... tô até evitando ver pra nao brigar. Argh, credo... será que eu tô de TPM ou é todo mundo lento e idiota mesmo?

Acho que agora, pra viajar, só falta eu levar o computador pra dar aquela geral e ir no dentista. Sempre desconfio que meu ciso vai nascer quando eu estiver em algum buraco deste mundo, e por isso preciso de uma previsao de que isto nao acontecerá tao cedo! Depois acho que é só arrumar a mala.

Planos de carnaval? Ainda nao... me chamaram pra ir pra Caldas. Eu nao sei se tô afim de Caldas... bem capaz que eu fique com Goiania pacata mesmo. Aproveito pra terminar de ler o livro, dormir o sono atrasado de mais de uma semana, curtir a familia, etc. Quem sabe eu até nao engato uma baladinha inocente do Bar? Sei lá...

Ok, por enquanto é só... hoje nao tem nada de filosófico pra escrever aqui nao. Somente uma pequena organizaçao de idéias.

E viva a segunda-feira!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Rápido

Pequena citaçao do meu filósofo atualmente preferido, o tio N. ...só pra nao dizer que eu ando postando pouco...

"A chave para viver é: primeiro desejar aquilo que é necessário e, depois, amar aquilo que é desejado".


Dia super mega corrido amanha. Fim de semana com agenda lotada. Estarei disponível depois de domingo.

Beijos, me liguem!


P.S. Ah...eu comentei que estou com colesterol alto? hehehe...

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Meu Gato Fofinho

A paixao se manifesta de maneiras distintas. Atualmente, por exemplo, estou apaixonada pelo meu gato, Bafao.

Bafao chegou aqui em casa com o nome de Frajola, dado pela mulher que o encontrou na rua. Meu pai logo começou a chamá-lo de Hussein, dizendo que por ele ser um gato grande e lindo, imponente, precisava de um nome forte. Eu vetei, já que Hussein só me remete ao ditador, o Saddam, por quem nunca tive apreço nenhum. Entao, pra resolver o problema de nome, resolvi chamar o gato de Hassan. Nome forte, legal e diferente. Mas...nao dá... ele tem cara de Bafao. Sempre teve, hehe.... nome este bem menos lisonjeiro que os outros, mas ainda assim penso que tem mais a ver com ele.

O Bafao tem um andar incrível. Em inglês o nome passarela, aquela onde as modelos desfilam, se chama "catwalk" (andar do gato), e o Bafao explica porque. Ele anda igualzinho à Gisele Bundchen e suas coleguinhas. Uma patinha atrás da outra, com uma destreza invejável a qualquer ser humano do sexo feminino que um dia já quis ser elegante e sexy. Sábado, durante um almoço oferecido para minha amigas de adolescência, Bafao foi admirado por suas qualidades sociais e beleza. As meninas quiseram imitar seu andar, e apreciaram o quanto ele gosta de gente!

Bafao é quase um cachorro neste sentido. Adora gente. Até criança ele aguenta! Quando chego em casa ele corre atrás, dá uns miadinhos e pula na minha perna pedindo pra brincar. De manha é a mesma coisa. Enquanto alguém nao brinca com ele, ele nao sossega.

No momento Bafao está deitado aqui ao meu lado, dormindo. A coisa mais fofa do mundo! Minha vontade é de abraçar, apertar, beijar...mas eu nao posso. Minhas expressoes físicas de amor pelo Bafao sao diariamente tolidas por razoes de saúde. Na semana que ele chegou, pensei que ia morrer de alergia. Só conseguia ficar em casa à base de anti-alérgico. Eu sabia que isso ia melhorar, e melhorou....mas ainda assim nao posso abraçar o bicho como eu queria, senao é olho inchado e espirro na certa. Que pena! Mas...talvez isso sirva pra me ensinar uma liçao. E... qual seria a liçao? Hehehe....amor demais logo de cara dá alergia? kkkkkkkkkkkk ...é melhor guardar pra quando os anticorpos já tiverem sido criados? kkkkkkkkkk....ai credo, e eu nem estou sob a influência de psicotrópicos!...

Enfim...este é o Bafao, meu gato lindo e molenga. Com certeza é o gato mais lindo que já tive. Prometo que em breve postarei fotos.

Beijos, me liguem!....

P.S. no próximo post um resumo da festinha de sábado...

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Receita de Libertaçao

"And ye shall know the truth, and the truth shall set you free". Sao Joao 8:32

... "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará".

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Citaçao...

Durante a leituro do livro "Quando Nietzsche Chorou" fiz várias anotaçoes das falas, frases, idéias, que me chamaram atençao. Nos meus livros eu rabisco mesmo mas, como este era emprestado, tive que anotar à parte. Hoje, revisando o que foi escrito, encontrei uma das minhas favoritas, e gostaria de dividir com os senhores.

"Para relacionar-se plenamente com o outro, você precisa primeiro relacionar-se consigo mesmo. Se nao conseguirmos abraçar nossa própria solidao, simplesmente usaremos o outro como um escudo contra o isolamento. Somente quando consegue viver como a águia, sem absolutamente qualquer público, você consegue se voltar para outra pessoa com amor; somente entao é capaz de se preocupar com o engrandecimento do outro ser humano" (p. 372)

Esta é uma fala do Nietzsche ao Doutor Breuer, seu médico e amigo na trama. Achei de extrema sabedoria quando ele coloca esta idéia de que é preciso se conhecer, é preciso relacionar-se consigo mesmo para poder se preocupar, de fato, com uma outra pessoa. Creio que esta idéia possa ser muito bem aplicada em relacionamentos de amizade e amorosos também. Ao dizer "torna-te quem tu és" Nieztsche desafia seus leitores a olharem para dentro e si e descobrirem o que sao, quem sao.

Quando comecei a fazer terapia há alguns anos atrás, logo percebi que o fato de entender a si próprio tem um poder maior do que podemos imaginar. E apesar de ser necessário que nos relacionemos com outras pessoas - em diferentes níveis - para termos espelho, para podermos nos enxergar, a solidao, o ficar sozinho, é essencial para que alguém possa olhar para dentro e se reconhecer em si próprio.

Nestes tempos de correria e agenda cheia, respiro fundo quando sento na frente deste computador e simplesmente registro meus pensamentos, devaneios... Outras vezes, em momentos de puro ócio (meio raros ultimamente), viajo nas idéias mais malucas. Conjecturo sobre a vida. A minha, a dos outros...a dos amigos.... penso sobre a saudade, penso sobre relacionamentos. Penso se eu estaria pronta para encarar outro. Será que eu tenho vontade? Ainda bem que pra este quesito me falta pressa... sim, me falta pressa. Seria esta atitude algum sinal de maturidade? Estaria eu renunciando, pelo menos momentaneamente, às outras possibilidades, para terminar o processo de auto-reconhecimento?

Dificilmente é possível nos isolar de tudo e enfrentar a mais pura solidao. Mas j­á disse antes nesse blog, é algo muito saudável. Viver a companhia das pessoas após ter atravessado este "vale da sombra da morte" me faz sorrir docemente de alegria.

Termino com outro pensamento de Nietzsche que se encaixa com o sentido que estou tentando dar a este post:

"Quem nao obedece a si mesmo é regido por outros" (p. 240)

=)

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Cansada e com Sono...

É assim que estou. Sem dormir bem há dias, encaro essa vida de proletária como ela deve ser. Cansada e com sono, hehe. Se bem que nao posso reclamar. Eu disse que tinha/queria trabalhar. E o trabalho veio atrás de mim, ou seja... agora aguenta, coraçao! Ai, lembrei daquela música velha podre do tal canto Conrado, lembram? "Agora aguenta coraçao...eu te falei que eu tinha medo, amar nao é nenhum brinquedo"... haha..

Terminei o livro do Nietzsche. A natureza conspirou ao meu favor e, terminei o livro exatamente quando deveria. Como assim? O desfecho do livro tem a muito a ver comigo e, mais especificamente, com o momento desta semana. Uma semana de revelaçoes... através de sonhos. Uhh...desde quando eu virei uma sonhadora mísitca? Nao sei... mas enfim, como as verdades sempre caem no meu colo, nao me resta mais nada a fazer do que lidar com elas. E hoje sou grata por isso. Meu incansável bom humor e otimismo é o resultado concreto deste processo.

Pronto, chega... por hoje é só. Lá vou eu fazer almoço...


=)
 
Copyright 2009 A fim de que.... Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan