segunda-feira, 13 de abril de 2009

Erros e Acertos


Nao lembro quem disse que devemos tratar os erros dos outros com a mesma parsimonia que tratamos os nossos. Gostei da frase. Sua retórica implícita quer dizer que temos uma certa facilidade em nos perdoar. Hmmm...será? Nao é o meu caso.

Se eu fosse tratar os pecados dos outros como trato os meus, hahaha... as pessoas estariam ferradas! Trocando uma idéia com uma prima esses dias, percebemos que somos muito parecidas nesse quesito. Somos muito exigentes conosco, e acabamos transferindo isso para as pessoas ao nosso redor. A equacao parece óbvia. Se eu me cobro muito, estou no direito de cobrar dos outros, nao?

Eu, blogueira que lhes escreve, gosto de fazer as coisas certas. Por que? Simples! Porque gosto de evitar problemas!... Gosto também de resultados de alto nível. Por que? Porque eu gosto de estar entre os melhores, senao ser a melhor! Qual o problema com isso?

A priori, nenhum. Mas este tipo de atitude faz com que nós, pessoas exigentes, espere de outras criaturas terráqueas comportamentos parecidos. E isso gera frustracao. Porque as pessoas tem padroes de qualidades distintos. Minha pequena experiencia diz que este padrao costuma ser abaixo do meu, hehe...

Sei que este post tá com um ar arrogante. De repente eu resolvo admitir que sou exigente comigo mesma e isso me faz melhor? Hmmm...nao, nao me faz melhor. Só me faz exigente e mais facilmente frustrada, hehehehe...e talvez com melhores resultados. Simplificando. EU NAO GOSTO DE ERRAR!

E quem gosta? ....mas te juro que tem gente que nao se importa muito. Errou? Ah, paciencia! Só pedir desculpa e continuar... Ha! Ainda bem que nao sou Deus. Deus deve ser o cara mais gente boa do universo. Dizem que ele perdoa qualquer pecado. Pensa, que beleza! Voce pode aprontar o que quiser, mas depois se arrepende e tá livre da culpa.

A lógica desse argumento é tao simplória que deixa os ateístas até sem graca na hora de colocar o argumento de que Deus nao existe, que nós o criamos. De fato, sentir-se perdoado nos faz "sentir melhor", ou seja... mesmo que alguém nao conheca o Deus das grandes religioes, sempre haverá alguma entidade para a qual seja possível pedir perdao.

A vida é feita de erros e acertos? Sem dúvida! Por que entao deveria eu facilitar o perdao dos outros quando eu mesmo me cobro tanto? Naooo...enquanto nao me apresentarem um argumento convincente vou continuar fazendo de tudo pra acertar, pra ser a melhor. Vou continuar acreditando que quem erra, deve pagar. Pagar justamente, mas ainda assim, pagar pelo próprio erro. Porque perdao fácil é pra erro bobo.


P.S. "Faco as coisas como melhor sei faze-las, como melhor posso e assim continuarei fazendo até o fim. Se o fim me justifica, tudo o que foi dito contra mim nao terá nenhuma importancia. Se o fim demonstra que estava equivocado, nem dez mil anjos jurando que eu atuei corretamente me salvariam". Abraham Lincoln.

0 comentários:

 
Copyright 2009 A fim de que.... Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan