sexta-feira, 31 de julho de 2009

De Novo, De Novo


Estou de volta. De volta em casa, em Santiago, depois de duas curtíssimas semanas.

Nos últimos 16 dias eu dormi mal a maior parte das noites, comi (com prazer!) muito mais do que deveria ou podia, dei muita risada com a tropa de parentes que estava instalada lá em casa (em Goiania), vi alguns amigos (infelizemente nao pude ver todos), tomei um porre inesquecível (de ruim!), bati perna atrás de roupinhas novas, passei raiva experimentando milhoes de roupas, peguei aviao e fui mau humorada e finalmente cheguei em casa. Numa quinta-feira a noite nao tao fria como eu esperava, voltei para o apartamento 254 do Cerro La Parva 980A.

A volta me deixou chata. Eu nao queria voltar. Queria mais bagunça, comelança e festa. Mas nao adianta. O tempo é igual pra todo mundo. Lembro de pensar isso alguns dias antes da viagem. As 24 horas de cada dia passam segundo por segundo, sem a possibilidade de serem adiantadas ou retardadas. Cada segundo respirado no Brasil já deixou de existir e o que existe agora sao as lembranças, mesmo porque fotos tirei poucas.

Na mala, pedaços do país natal. Uma cafeteira e vários sacos de café "de verdade". Presentes para os amigos. Um licor de jabuticaba, algumas pecinhas de artesanato, umas pimentinhas do reino e até conserva de Pequi. Essa foi encomenda da Srta. A. Esqueci de trazer os mais óbvios Guaraná e Sonho de Valsa. Mas nao tem muita importancia nao. Chocolate eu gosto mesmo é de um alemao que vende aqui, e eu sempre preferi coca.

É interessante voltar para um lugar aonde ninguém te espera. Aqui nao tem mae, nem pai, nem avó para ficar plantados no aeroporto - se bem que minha família nao faz isso já faz tempo! Também nao tem gato, cachorro, namorado ou namorada. Claro que existem os amigos que querem saber o dia da volta para podermos marcar os tradicionais encontros em cafés, praças, restaurantes, etc... Mas ninguém de fato morrendo de saudade. A volta para esse lado da cordilheira é também a volta ao estado de solidao em que escolhi viver. Solidao essa que vem no momento certo, mais uma vez. A verdade é que eu estava cansando de estar rodeada de gente o tempo todo.

Passei o dia arrumando as bagunças pós-viagem. Passando as roupas novas, guardando tudo direitinho. Daqui a pouco terei convidados para o jantar, e começa tudo de novo. Senta, come, conta história... de novo...

terça-feira, 21 de julho de 2009

Vida Boa

Cheguei ao Brasil fazem 8 dias já. Até agora consegui comer muito filé, tomar um porre horroroso e inesquecível, conhecer boate nova, ver váááários amigos, ir em boate "velha", aprontar como nos velhos tempos, ser surpreendida com velhos amigos, conversar com vo e vó, perceber quanto os primos adolescentes cresceram, discutir os novos bafoes, curtir a piscina do quintal, aproveitar o sol e o calor, e por aí vai... Hoje ainda de quebra saí pra fazer compras. Sabe, essas coisas de renovar o gaurda-roupa. Ainda bem que Dona Posh, amiga de looonga data, sabia as lojas certas aonde ir!

Com tanta coisa assim acontecendo acaba que nao tenho tido lá muito tempo de atualizar o espaço. Entao fica aqui um pequeno vídeo com a cronologia dos melhores momentos do primeiro semestre de 2009 no Chile. Vou nessa porque a agenda me chama!


=)



P.S. O vídeo foi eu que fiz mesmo e ficou meio assim, nhééé...feito as pressas pra evitar a fadiga de mostrar todas as fotos pros parentes e amigos. A música é Calle de Las Sirenas, do Kabah, extinto grupo mexicano.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Agenda


Depois de cumprir com os compromissos básicos de volta, que incluem: jantar e almoço com família, lanche com primos, cafés com amigos e afins, hoje eu vou BATER CABELO!!!! Infelizmente sem a presença de Dona L, que tá na Áustria. IHUL!!... Mas tudo bem. Vou estrear na Moonblack, que abriu logo depois que fui pro Chile. Tudo no melhor estilo cortesia vip, que inclui dobradinha de vodka. Arrraaaaasaaa...

Bora bater cabelaaaaaoooo, gente!!!

terça-feira, 14 de julho de 2009

Felicidade de Pobre!


"Nóis é pobre, mas diverte!"...

Post simplesmente para compartilhar minha alegria de estar em Montevideo (a caminho do Brasil), aonde tem WiFi diGrátis!!! Primeiro aeroporto que conheço que oferece isso, heheh.... Ae a gente entra no facebook, email, conversa com a mae pelo MSN e claro, posta no Blog! Porque pobre se diverte fácil...e pouco, é obvio! A bateria deste lutador (computador) véio dura pouco, e nao vejo nenhuma tomada por aqui. Entao tá, né...teve bao... lá vou eu comprar chocolate no Free Shop... apesar de eu ser daquelas pessoas que tem birra de comprar em Free Shop.

Beiju, miliga!

domingo, 12 de julho de 2009

Entrando no Clima


Estou entrando no clima de férias. Certeza que percebe-se, já que faz tempo que nao posto nada lá muito sério. Só mesmo contando da vida ou devaneando sobre um ou outro momento.

Entao ontem, depois das taças de vinho, descobri um livro muito legal na casa de Dona K. Nao lembro do título, mas era um livro só de pergunta. Perguntas do tipo, "se voce tivesse a chance de ensinar uma liçao a alguém, quem seria e que liçao seria?". Super legal. Um jeito ótimo de conhecer alguém. Em vez de ficar naquela, "Entao quando tinha quatro anos eu caí da cadeira e quebrei o pulso". E a resposta, "Nossa, sério mesmo? Minha prima também caiu de um banquinho quando era criança, quebrou o braço e ficou com sequelas!"... Claro que papinho é necessário. É aquecimento. Mas logo assim, de cara, eu de Dona K partimos para conversas de menininha. Falando de sentimentos, valores, visoes de vida. Legal demais. Melhor assim porque sinto que nao perdi tempo.

Mas o assunto era o livro, né? E o clima...que clima? Ah, o de férias. E também de pré-viagem. Acordei meio cedo hoje pra ir na sinagoga. Peguei um Siddur e uns negocinhos lá pra poder fazer um Shabbat decente em casa, semana que vem. Depois corri no Líder Kosher - o supermercado da cidade com mais opçoes kosher disponíveis. Fiquei louca, comprei 4 garrafas de vinho. Cheguei em casa, comi e fui em outro supermercado. Mais 3 garrafas de vinho. Variei nas uvas. Tenho merlot, carbernet-sauvignon, sauvignon-blanc, carmenere e um syrah também. Me faltou um pinot-noir, mas já sao 7 garrafas ao todo e to com medo de dar excesso de bagagem, apesar de que estou levando o mínimo de roupa possível. Amanha é o último dia de ralaçao no trabalho, e logo depois parto pras feirinhas de artesanato, pra comprar mais bugingangas. Ai, ai... vou torrar todo meu pagamento em presentes! Já foi quase 100 conto (reais) em vinho. E amanha tem mais... O triste é que eu fico olhando para os vinhos e dá vontade de beber todos!!!

O outro clima é o de volta ao mundo dos blogs. Finalmente consegui um par de horas extras pra me atualizar nas leituras. Se bem que o pessoal nao tem postado muito. Vai ver tá todo mundo na mesma...ou de férias, ou cheio de trabalho...ou sem vontade postar. Enfim... vou acrescentar um outro blog na minha lista. É o Minutos Inconstantes, blog da Dona S. Nao pedi autorizaçao pra colocar o link aqui, mas espero que ela nao se importe. Afinal o blog é ótimo. Gosto muito de passar tempo lá, no mundinho de Dona S.

Bom, é issae...vou me retirar, ver um pouco de televisao e beber muita água porque a garganta tá querendo doer e chegar no Brasil gripada nao tá com nada. Mesmo que seja resfriado de rotina imagina as milhares de piadinhas com a tal gripe suína. Ah neim, to com saco pra isso nao...

Obrigada por lere as inutilidades! Meu cérebro se recuperará e em breve voltarei com algo mais filosófico.

P.S. Tirinha para comemorar a inutilidade atual das minhas idéias.

sábado, 11 de julho de 2009

Pra Começar Bem...


Célebre é o brinde com vinho. Branco, tinto, rosé...várias sao as cores e também os líquidos utilizados para brindar.

Hoje brindei duplamente. Ao fim e ao começo. Ao fim do semestre, como dito no post anterior. E ao começo de uma relaçao. Por facebook fui convidada para uma taça de vinho, e aceitei. Quatro horas depois e o vinho já tinha acabado há tempos, mas o assunto nao. E a gente continuou falando... falando... e falando muito. Porque as vezes o brinde é simplesmente uma desculpa para descobrir alguém por quem estamos curiosos. O convite foi perfeito. O brinde caiu muito bem. E antes que eu me desse conta do tempo, já tinha discutia traumas infantis com quem gentilmente me recebeu em seu apartamento.

Um delicioso malbec para acompanhar uma deliciosa conversa. Um brinde a novos começos...

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Porque Tudo Tem Um Fim...


Isso é básico e óbvio. As coisas tem começo, meio e fim. Vida, amor, escola, trabalho, livro, filme, comida de restaurante, comida de casa, viagem, subida de elevador, idas no shopping, jogo, prova, banho, beijo, espirro, piscada de olho... Tudo acaba e essa parece ser a tendencia natural da vida.

Hoje terminei meu primeiro semestre no IEI. Acabou, amém! Entreguei meus papers, assisti a última aula e pronto. Fui para o metro. Acompanhei Srta. A no shopping para comprar um computador. Compramos o tal laptop, lanchamos, conversamos. E voltei pra casa pensando sobre o fim das coisas.

Tem amizades que tem uma sucessao de fins e recomeços. Parecen baratas congeladas. Uma vez descongeladas, voltam a vida. Mas podem virar cubo de gelo de novo que ali ficarao, paralizadas, até chegar a hora de descongelar.

Tem os amores. Desses nao costumam sobrar muito mais do que lembranças. Umas a gente gosta de revisitar de vez em quando. Outras a gente evita. O fim dos amores talvez seja um tema inesgotável.

Tem os rolos. Esses as vezes é difícil cair a ficha do fim. Uns até parecem baratas congeladas. O chamados rolos amorosos abastecem outra fonte (inesgotável também?) de pensamentos e conclusoes.

O fins muitas vezes sao acompanhados de saudade. E saudade é um desses sentimentos engraçados que começa antes da hora ou aparece muito depois. Controlar a saudade é um grande feito. Totalmente possível, mas nem sempre fácil. Até que um dia a gente cansa de sentir de saudade e simplesmente esquece. Saudade só existe quando ainda há importancia.

O fim apresenta o novo começo. Cliché mesmo falar assim. Mas os clichés existem por alguma razao, nao é? O fim da noite traz o começo do dia, e o contrário também. O fim dos romances (com ou sem beijo) trazem espaços para outros. E o fim do semestre traz o começo das férias - que eu tanto preciso!

Nem sei porque fiquei pensando nisso, de fim. Sinto que meu cérebro foi espremido como uma laranja de lanchonete nessas últimas semanas. Já nao sai mais nada de útil daqui! Ainda tenho um fim de semana (ironia linguística!) pela frente, e depois lá vou eu pro Brasil. Como andei dizendo esses dias, "semana que vem essa hora vou estar em Goiania de blusinha cavada, short e chinelo, comendo coxinha!".

Um brinde aos FINs!

domingo, 5 de julho de 2009

Porque Amigo é Amigo...


...e filho da puta é filho da puta! Essa frase é uma das mais sábias que já ouvi. Sem brincadeira. Nao adianta a gente se iludir por ae. Sempre existe uma situaçao que prova quem é/pode ser amigo e quem nunca vai chegar nessa posiçao.

E dae que eu comecei a semana passada toda felizinha, achando que a vida era linda e colorida. E terminei a mesma semana num mau humor do cao, sem querer ver ninguém na frente. Afoguei as frustracoes na sexta a noite, na sinagoga, e passei um sábado tranquilo na companhia de Sr. A.

Domingo foi mais ou menos a mesma coisa. De manha recebi um email de Dona S (Gyn!), que tava uma gracinha. Me senti lisonjeada nao só porque ela escutou meus lamentos no dia anterior, mas porque realmente deu atençao a ponto a escrever um email inteirinho procurando racionalizar as coisas e assim me consolar. A tarde encontrei com uma galera no Starbucks pra estudar e foi bem produtivo. Dae a Srta. A chamou uma amiga pra sair com a gente. A amiga em questao, também conhecida minha e do Sr. A, enrolou 1 hora e meia ....e nada! Sra. A ligou pra ela de novo...e a criatura nem de casa tinha saído! Ficou naquela vou-num-vou... levantamos e fomos. Só pra chegar no metro e Srta. A receber um SMS dizendo que a tal dona Amiga nao iria mesmo. Fala sério né! hehehe...sorte deles que eu nao estava com fome. Porque eu com fome pareço um animal. Fico num humor horroroso. Mas Sr. e Srta. A já estavam caindo no chao de tao famintos. Entao tá né...bolo confirmado, lá fomos nós.

No caminho a discussao sobre porque as pessoas fazem isso. Teorias e mais teorias. Eu aposto que é cultura. A dona Amiga é carioca...e parece que carioca nao se importa muito com esse lance de horário. Sao meio assim, enroloes. Por favor, algum leitor carioca...isso é somente a externalizaçao da MINHA impressao sobre cariocas, tirada a partir de certas experiencias, como minha amiga Joana. A Joana, amiga minha do Leblon, gente boa demaaaiss....e enrolada demais também! Encontrar com ela sempre foi a coisa mais difícil do mundo, mesmo quando morávamos no mesmo quarto, em Montreal, hahahaha!! Deve ser o mesmo caso com a amiga da Srta A.

Enfim... terminamos o dia comendo pizza - até sair pelo nariz! - e discutindo de tudo. Schopenhauer, Niezstche, Freud, sexo (claro!), papel da mulher na sociedade, chá disso, daquilo... E a minha pura e simples conclusao é essa. Que amigo é amigo, e filho da puta é filho da puta!

sábado, 4 de julho de 2009

Entao, e agora?

Sábado de manha, dia cinza. Nada inspirador. Nao tenho nada pra fazer. Me chamaram pra estudar, mas neeeiiimmm...Shabat nao é dia de estudar. Mas pow, bem que podia tá akele solzinho animador pra eu ir andar no parque e pensar que a vida é linda, né!

O mau-humor dos últimos dois dias passou quase por completo já. Fui na singagoga ontem e depois jantei com a "minha família" daqui, ou seja, a família do rabino Milstein. Nao sei porque, mas as 3 filhas e 2 filhos dele me amam. E olha que eu nao sou daquela que tenta fazer amizade com criancça. Pelo contrário, tenho medo de criança. No entanto isso nao impediu que as meninas começassem a perguntar quando eu vou casar, a brincar com o meu cabelo e a me fazer cócegas. Já os mulekes vem pra cima de mim com carrinhos e eu brinco junto. Quando me dei conta, a Rivka estava deitada no meu colo. Comecei a mexer no cabelo dela e a bichinha dormiu. Que fofa! Quase me deu vontade de ser mae. Quase...

Ainda nao sei o que fazer. Odeio sábado assim, sem muitos planos. Gosto de agenda cheia. Acho que vou acabar indo pro parque mesmo. Mais tarde eu jogo (futebol) e depois...no sé. Filme com a pessoa que tá me ligando a semana inteira e se oferecendo pra ver filme comigo? Ou será que eu tento ligar pra outro alguém e ofereço minha companhia?....Oh, dúvida!

Que esses dias de bipolaridade acabem logo e eu vá pro Brasil, curtir minhas tao necessitadas férias!

Amém!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

O Parto


Estou no meio de um parto. Já pari 5 páginas do paper de economia (máximo de 12) e agora vou pra parte boa mesmo. A argumentaçao crítica. Ou seja... a parte chata já era. E comecei a parir o paper de Teoría das Relaçoes Internacionais. Tenho que analizar a tal UNASUL num máximo de 6 páginas. Fácil. Já li o tratado da bagaça, fiz o parágrafo inicial. Juntei os textos da bibliografia sugerida - todos lidos e fichados - e coloquei aqui do meu lado para que eu busque as devidas citaçoes. Tudo pronto, né? NAAAAOOO!!!

Me sinto uma grávida em trabalho de parto. As contraçoes nao param. Estao fortes. O maldito bebe quer sair. ....Mas nao sai! Já tomei ritalina pra ver se ajudava...to pensando em cheirar. To pensando também em abrir uma garrafa de vinho e beber sozinha. Essa técnica já funcionou antes... mas daí nao sei se o Sauvignon Blanc que comprei ontem ia cair muito bem com a Ritalina. Acho que vou dar mais um tempinho e, se nao melhorar, lá vou eu.

AAAAHHHH....

Fora isso o resto tá tudo bem, hehe. Ontem recebi minha primeira visita na casa nova. Dona S. Bebemos um Carmenére e comemos queijo e pao. To metida demais, né! A cozinha massa me inspira...Enquanto isso tah ae, uma foto do da vista da minha janela...

Lá vou eu...parir.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Rapidinha

Mais um post só pra avisar que:

1. Ando bem ocupadam, por isso nao tenho postado nada interessante - ou mesmo desinteressante. =/

2. Mudei! To adorando o novo apartamento. Como eu digo, agora eu moro mais perto do céu - 25 andar! A visa é linda e o ape é bem confortável. Tenho uma tv flat screen de 26 polegadas no quarto e um cobertor hiper quentinho, além da cozinha toda moderna que eu amo!

3. Essa e a próxima semana serao dus infernu. Por que? Tenho 2 provas finais (dakeeeelas), e tenho que entregar 2 papers. Pelo menos já comecei a escrever um! O negócio agora vai ser conciliar: Trabalho + Provas e papers + gente interessante que eu conheço por ae. Minha receita é: dormir menos!

4. Falando em dormir, nao ando dormindo bem. Nem ando tendo muita fome. Saí sexta passada, baladei horrores, no melhor estilo que me gusta! Desde entao foi-se minha fome e meu sono tranquilo.

5. Fim de post. Tenho que ir pro trabalho, ganhar o macarrao-nosso-de-cada-dia.

6. Bju, mi liga...
 
Copyright 2009 A fim de que.... Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan