segunda-feira, 14 de abril de 2008

Plano de Açao / Estratégia

É incrível como as palavras "plano de açao" e "estratégia" há muito deixaram de ser relacionadas somente à assuntos bélicos - de guerra. Hoje em dia fala-se em estratégia de vendas, plano de açao do governo, etc. Apesar da minha momentânea crítica, o fato é que estratégia e plano de açao podem ser resumidos em "planejamento". Hmmm...acho que tem um post sobre esse assunto... Mas enfim, cá estou eu para apresentar o meu próprio Plano de Açao, a minha Estratégia para os acontecimentos que deverao fazer parte de meu futuro muito em breve.

Daqui a exatos 10 dias minha own personal Cold War deve ter fim. Sim, tudo com data marcada. E nao venha me dizer que a vida real nao é assim, pois eu lembro muito bem do meu pai me falando sobre o dia em que a Guerra do Iraque (aquela de 1990) ia acabar. Aparentemente a coisa tinha data marcada e funcionou. Ou seja, saibam vocês que a minha Guerra está com o seu fim devidamente agendado. Sim, a data mudou de Dezembro para 24 de Abril, graças à atitude corajosa da parte disputada - digamos assim.

Se eu PERDER:

Perder nao seria nada bom. Se tem uma pessoa neste mundo que nao gosta de perder, esta sou EU! Entao, se eu perder, o que eu faria?

Depois da choradeira óbvia, eu tomaria um Rivotril 1mg para dormir. Acordaria com os olhos inchados, me achando horrível e me perguntando o sentido da vida. Aí me lembraria que tinha que sair para trabalhar. Sairia, daria a minha aula.... sairia da aula, ainda pensando em quem eu perdi, e tentaria, inutilmente, afogar um pouco das mágoas numa coxinha lá do Pereira da 55.
Meu dia seria horrível, mas eu ligaria para uns 2 amigos que, muito gentis, me convidariam para sair e tomar um drink.
Sim, eu iria analisar e re-analisar tudo. Me questionar em todos os aspectos. E em menos de uma semana estaria fazendo algum plano mirabolante de fuga pra Argentina.
Com certeza eu nao iria me encontrar com a parte que perdi. Nao conseguiria. Nao iria querer falar com ela, e muito menos ver. Eu preciso de tempo para digerir coisas.

A possibilidade de perder é terrivelmente assustadora, ainda mais quando 99% das pessoas que reconhecem esta Guerra dizem que eu sou favorita à vitória. Perder seria algo como ser indicada ao Oscar, saber que o seu filme é mesmo excelente e que sua atuaçao foi fantástica, ter todos os supostos especialistas dizendo que você é favorita e....na hora do "vamo vê", chamam o nome daquela biscate, vagabunda, filha da mae da sua concorrente, que você até reconhece que mandou bem, mas nao tanto como você. Entenderam?

E se eu GANHAR?
Curar dor-de-cotovelo nao seria nenhuma novidade pra mim. A diferença estaria na intensidade. Mas... e se eu, de fato, ganhar? E se as previsoes de favoritismo realmente se confirmarem? Teria eu um plano de reconstruçao do meu "país dominado"?

Em guerras onde um país invade o outro o vencedor, via de regra, deve reconstruir, ou pelo menos auxiliar o país que perdeu, em geral o dominado. Vide exemplo da relaçao (de sucesso) Japao-EUA no pós II Guerra Mundial. Depois de detonar duas bombas nucleares em Hiroshima e Nagasaki, os americanos injetaram um horror de dinheiro no Japao. Mandaram o general MacArthur que, apesar de paraóico mostrou-se um eficiente administrador, cuidar do país e fazer dele uma "vitrine" capitalista na Ásia. Outro exemplo de "vitrine" foi a Alemanha. Literalmente dividida em duas partes, a parte Ocidental provou ser muito melhor, graças aos milhoes de dólares do Plano Marshall e otras cositas más.

Mas entao, o que devo eu fazer?

Reconstruir.

Partindo da premissa de que tudo, ou quase tudo estará destruído, a açao terá de se basear na idéia de que reprogramaçao. Reprogramaçao de açoes, sentimentos, comportamentos... de tudo. É um novo começo. E claro, vale lembrar que começos sao, de certa forma, complicados. Você nao sabe direito aonde está pisando, nao quer estragar nada. Neste caso específico o conceito de "novo começo" é, obviamente, adaptado, uma vez que a dominaçao começou há mais de dois anos e que o fim da Guerra será a oficializaçao da mesma.

O que fazer, entao? Trocar o modo de governo? A moeda? A cultura e a língua?

Os romanos ficaram mundialmente conhecidos por dominar e dar aos dominados liberdade o suficiente para manterem suas culturas. Isso funcionou por um tempo mas acabou trabalhando contra os mesmos (romanos) no fim das contas. Eu nao pretendo cometer o mesmo equívoco.

Quem perde a Guerra deve ficar longe. Nada de fingir uma convivência pacífica. Pelo menos nao enquanto a reconstruçao acontece. Quem perder, seja quem for, vai ter que cair fora. Aceitar o fato, botar o rabinho entre as pernas, pedir licença e dar "ciao". Quem ganhar vai ter em maos um território maravilhoso, comparável à Terra Prometida, mas... também um território que necessitará de forte re-programaçao. Em linguagem mais humana, uma pessoa que vai precisar de muito amor, carinho, compreensao e paciência.

Pensando bem, perder seria muito mais fácil. Ganhar, neste caso, implicará em consequências eternas, responsabilidades de um tamanho que penso nao ter imaginado ainda, apesar de ter tentado. Mas.... apesar de nao estar nesta Guerra pelo Jogo - eu PRECISO deste território para minha própria sobrevivência - eu nao quero perder.

Será meu favoritismo confirmado no dia 24 de Abril de 2008? Ou esta vai ser mais uma daquelas históricas zebras? ....
A reposta virá em 10 dias. Aguardem.

E ah...pray for me!

2 comentários:

Unknown disse...

Cuidado, que dominar mesmo vc não dominou nada. O máximo que conseguiu, foi afastar aquilo que se considerava "inimigo". E como eu queria fazer uma piada sobre uma coisa... ahuiahuiahaiuhai mas da última vez, alguém saiu andando por aí kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Kell disse...

Eita lerê!
Medo medinho? Frio na barriga? Tremedeira e piriri?
Só posso te desejar boa sorte já que nessa guerra não tem como colocar mais soldadinhos de chumbo pro combate.
E pára de destilar aula de História nesse seu blog. Você anda muito culta e inteligente. Assin não teremos diálogo!
Boa sorte, again and again anda again again. Entendeu?
Beijos!

 
Copyright 2009 A fim de que.... Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan