Suerte é o nome da versao em espanhol de Wherever, Whenever, aquela musica da Shakira. Como toda vez que eu me encontro em algum pais Latino-Americano que fala espanhol eu dou a louca de ouvir Shakira, hoje de manha saí pra passear ouvindo Suerte...e me identifiquei com o trecho seguinte: "suerte que heredé las piernas firmes para correr se me hace falta"... (sorte que herdei as pernas firmes para correr se me faz falta). Sorte mesmo porque nestes dias tenho andado igual cachorro sem rumo.
Hoje resolvi fazer coisas turísticas como...conhecer o Palacio La Moneda, aonde a Presidenta Michelle Bachelet diz trabalhar. O La Moneda também é famoso pelo incidente de 1973, quando um aviao caca (leia-se caSSa) americano soltou a bomba em cima do alvo, perfeitamente aonde o entao Presidente Allende se encontrava. Pelo menos assim diz a Historia. Bom...minhas impressoes? hehe...o La Moneda nao eh nenhuma Casa Branca, por assim dizer, hehehe...nem Rosada... nem tem uma arquitetura inovadora como o Palacio do Planalto, mas...é sempre interessante estar no mesmo quadrado que um lugar histórico. Pelo menos eu acho. Tirei várias fotos. E de quebra até vi uma repórter fazendo uma entrada ao vivo pra rede dela....hehe...legal isso! Adoro bastidores. Melhor ainda foi ver a repórter estressadinha (e bonitinha) fumar igual chaminé depois...
Continuei caminhando...e sem querer cheguei a Plaza de Armas, aonde descobri que ali se encontra a Catedral Chilena, Museo Historico e outras coisas historicas. Vi um monte de gente junto, numa roda, e cheguei perto. Um protesto!!! Oba! Desde os panelazos argentinos, fiquei fan de protestos assim. Logo que achei um lugar pra assistir os protestantes - quem protestava - me entregaram um papel, tipo jornal. Foi a Boletina Lesbica La Hebra. Sim, eu caí num protesto de lésbicas por acidente!
Fiquei lá. As sapatas protestaram e protestaram..... protestaram contra o machismo, violencia contra a mulher, contra o capitalismo, contra a igreja, contra a discriminacao e ainda pediram a legalizacao do aborto. Acho que depois dessa nao tinha mais muita coisa pra protestar, hehe.... Quebraram pratos e xícaras, e falaram bastante sobre tudo o que quiseram. Foi interessante. Aproveitei pra perguntar dicas sobre boates e bares na cidade, hehe... foram muito solícitas com a minha pessoa, nao posso reclamar.
Depois, nao muito longe dali, mais um ajuntamento de pessoas falando alto. Na verdade, nesse "ajuntamento", só uma pessoa falava alto. Crentes. Assim como as lésbicas sao meio parecidas no mundo todo, acho que os crentes também. Sempre rola um pregador - nesse caso uma pregadora nervosa, falando alto, falando que o fim está próximo, gritando sobre a libertacao e invocando Jesus. Oooo preguica!! Sei que pelo menos uma amiga que é evangélica le esse blog, mas ela nao eh de igreja gritona, entao acho que vai entender minha birra. Odeio gente gritona!!! Já basta eu, que falo alto pra caramba!.... e o pior é que nao muito longe dali tinha outra tia gritando - na cabeca dela tava mais pra anunciando - o amor de Jesus. Tadinha...tomara que pelo menos a alma do bebado que passava em todas essas rodinhas - inclusive me cumprimentou - ela tenha tocado porque a minha....só fez é espantar! hehehe...e falando em tio bebado, adorei ele!! Ele saiu em todos os protestos ali da redondeza, apoiando....hahaha...abracou as sapatas, gritou amem com os crentes....queria me abracar tambem, mas...eu tenho meus limites. Adoooro esses tipos!
Enfim.... o interessante disso tudo foi pensar sobre o grau de engajamento das pessoas. Acho incrivel quem tem coragem de sair na rua gritando por alguma coisa. Apesar de achar as sapatas mais legais do que os crentes, até eles eu tenho que respeitar, por mais chatos que sejam. Nao é pra qualquer um a tarefa de sair por ae gritando o que voce acredita. Ainda bem que existem várias alternativas para isso....uns gritam na Plaza de Armas....outros escrevem blog....
Bem...esse foi mais um dia em Santiago de Chile. Amanha é segunda e eu nao tenho nada de muito relevante para fazer. Mas eu invento alguma coisa, com certeza....enquanto isso continuo minha produtiva leitura de "Assim Falava Zaratustra"....isso quando nao tá passando EL Chavo del 8 (Chaves) na TV, hehehe...
Suerte, chicas/os!!
P.S.1. Hoje acharam que eu tinha sotaque de Alema! hahaha...
P.S.2. Aqui o Principe Charles é Principe Carlos!!...arrasou!
3 comentários:
Por acaso a amiga evangélica seria eu?..rsrsrs
Pois então, cadê fotinhos dos lugares visitados? heim?! HEIM?!
Nossa...eu achei que a amiga evangélica era eu!?!?!?...enfim, se for...prefiro ser chamada de cristã,viu irmã...hehehe...e eu tb odeio gente "gritona" apesar de acreditar que o fim realmente está próximo...
E como eu perdi coisas legais,agora que sentei pra comentar sobre os posts que eu perdi todos os "smart comeback's" que eu tinha em mente fugiram...saco!
Mas tô adorando ler sobre as suas experiências "descobrindo o Chile", confesso que eu não sei se aguentaria morar 2 anos em um país onde falam espanhol (acredito que seja um trauma das novelas mexicanas) pq eu simplesmente não consigo assimilar tudo que eles falam tão rápido e acho muito feio,mas creio que terei que me acostumar se eu prentendo visitá-la em seu novo departamento...rs
Mas as descrições que você tem feito,sobre clima e paisagem, as fotos do orkut e as conversar sobre as suas caminhadas por aí tem me deixado bastante curiosa pra conhecer Santiago!!!
Espero que dê certo...
ps: A sua roomate me assusta =S kkkkk
Te entendo. Fomos a Santiago agora e a trilha do carro era Juanes, Miranda, Orishas e... Shakira! hehehehehehe. Também fico com vontade de ouvir quando vou pra algum país da América Latina!
Olha, gostei tanto de Santiago que cheguei a pensar: eu moraria aqui. Espero que você goste tanto quanto eu e aproveite bastante a cidade enquanto estiver morando aí!
Abraço,
Diana (amiga da Letícia)
Postar um comentário