quarta-feira, 8 de abril de 2009

Contrato Social

Uma das obras principais de Rousseau se chama Contrato Social. Logo no início ele comeca questionando porque o homem vive em sociedade e porque se priva de sua liberdade. É claro que ele cai na veia da discussao política. Afinal este era o tal Iluminismo (lembram?). Mas é interessante pegar esta semente de argumento e pensar o quanto ela pode ser encaixada em diversas situacoes.

Vamos lá...

Hoje comeca a Pessach, páscoa judaica. Quem quiser saber mais sobre este ritual, o Pai da Sabedoria, Google, pode ajudar. Da minha parte só vou explicar que sao 8 dias aonde voce nao pode comer pao fermentado e, obviamente nao tem nada a ver com a figura de Jesus. Esta data comemora a saída dos judeus do Egito rumo a Terra Prometida. A historinha é legal... vale a pena ler. Ou ver o filme que a Disney fez em 1999 (acho que foi), aonde Whitney Houston e Mariah Carey fizeram a trinha sonora. Lembram?... "There can be miracles...when you believe..."

Tudo comeca com duas noites de mega festa. E com festa, associe a idéia de ritual, claro! Porque judaísmo sem um ritualzinho, uma tradicaozinha, nao existe. Portanto eu, nova participante ativa da sinagoga aqui perto de casa, fui convidada para celebrar o Pessach com eles, uma vez que haveria uma comemoracao em comunidade. Tendo já participado de outras Seders (o nome da janta do Pessach), tentei escapar. Disse que tinha aula. Tzipora (ou Cecília, em portugues), mulher do Rabino Nachmov, disse que o marido poderia facilmente ligar para o diretor do IEI e dizer que eu nao poderia ir a aula. Ok, vi que nao ia rolar essa desculpa. Daí tentei outra. Falei que mesmo que tudo desse certo, eu nao tinha roupas apropriadas, formais o suficiente. E olha que é verdade! Mas nao tem problema, claro!!! Deborah, mulher do Rabino Millstein, disse que tinha muitas roupas e poderia me emprestar uma. Resumindo: nao deu pra escapar.

O que eu nao gosto particulamente na Seder é a demora. A primeira Seder que fui, pensei que ia ser um jantar legal e pronto. Que nada! É uma falacao sem fim. Fala um pouquinho, le um papel, canta. Canta mais um pouco, le de novo o papel. Enche um copo de vinho, bebe. Fala mais, canta mais, lava as maos. Enche outro copo de vinho, mas dessa vez nao bebe. E por ae vai... até chegar na hora de comer mesmo, demora. Ah, mas demora!

Tá, meus caros amigos leitores devem estar pensando: "Que mal agradecida! Só pensa em comer! Parece que nao tem comida em casa!". Nao... comer é o de menos. Tanto que lanchei antes de ir pra Seder hoje. O que me cansa é a falacao sem fim. Comecei a questionar minha própria identidade. Oh!...olha a crise.

Nao, nada de crise. Só fiquei observando mesmo o tanto que o "ser judeu" é baseado num estilo de vida, no seguimento das tradicoes. Tentei tracar paralelos. O mundo cristao nao deixa de ser muito diferente mas, talvez porque o mundo cristao seja bem mais novo do que o judaico, e também pela grande variedade de denominacoes, as instituicoes tradicionais nao sejam tao fortes. A igreja Católica talvez seja a mais cheia de tradicao, nao sei...to chutando. Mas pensei na tradicao da óstia, por exemplo. Já os crentes....ah, os crentes, meus amigos, hehe... cada igreja tem seu jeito de ser. É até interessante notar essa liberdade que os crentes tem de se dirigir a Deus, falar direto com ele, exigir coisas. Tem pastor que dá ordens ao capeta e exige de Deus as bencaos. ....Vou nem tocar no Islamismo... outra religiao cheia dos nhe nhe nhe...

Enquanto as coisas eram faladas, eu viajava. Pensava que no fim das contas os que estavam ali nao comemoravam só a Pessach, e sim reafirmavam a sua identidade. É...meio óbvio isso. Rituais e tradicoes sao pra isso mesmo. Mas...mesmo no quesito espiritual. O Rabino diz que devemos obedecer os mitzvohs (mandamentos, regrinhas) porque ao obedecermos tudo, ficaremos mais perto de Hashem (Deus), que é nosso Pai e nos quer por perto. Agora...pega o mesmo argumento e transfere pra Jesus. A única diferenca é que vao dizer que voce tem que aceitar o fato de Jesus ser o salvador. Mas depois dessa aceitacao, as coisas mudam...e voce comeca a agir como Jesus e tal....ou seja, vai cair na tradicao crente de ser.

Caramba! Me desviei totalmente do assunto. Poderia passar o resto da noite aqui, devaneando sobre isso. Mas o que originalmente eu queria dizer é que... nos meus pensamentos pascais, por assim dizer, fiquei pensando sobre esse contrato social que temos. Esse contrato invisível, meio óbvio, de certa forma. Alguém é legal com voce....voce se sente bem e quer retribuir. Costuma ser assim. Alguém foi legal comigo. Me receberam, me incluíram na comunidade Kehilá Hareditz Hazon Ish... e eu nao consegui escapar do ritual.

A conclusao, apesar de óbvia, vale pelos menos uns 5 minutos de reflexao. Todo contrato cria direitos e obrigacoes para as partes. Eu tenho o direito de ser bem tratada. Assim o fui. Agora, entao, deve ser a hora de retribuir, pagando de bonitinha e seguindo tudo certinho. Isso vale para as minhas relacoes na sinagoga... e em todos os outros aspectos da vida. E, como comentei brevemente numa postagem anterior, o que foi acordado, deve ser cumprido. Pacta Sunt Servanda...



P.S. Post pesado hoje, né... quem sabe alguém nao me chama de galinha amanha, ou talvez eu caia de bicicleta e daí terei alguma coisa engracadinha pra contar!

P.S.2. Pensei em postar uma foto minha usando saia... mas achei melhor colocar só no orkut mesmo, hahaha....nao quero queimar meu filme justo agora que tenho novas amigas blogueiras!

=)

4 comentários:

Kell disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kell disse...

A água chilena tem alguma coisa que tá te deixando muito filosófica!
Anyway...
Prefiro essa páscoa de rituais e falação do que a páscoa capitalista onde vc paga R$ 15 por 200 grama de chocolate e acha isso bonito.
As coisas tem de ter algum significado e a p%##@ do coelhinho da páscoa podia ser explodido junto com o papai noel por algum extremista islâmico

Sapho disse...

Ah eu quero ver voce de saia, indo pro seu ritual judaico!!! hahahah to dando trela de voce aqui...
Lembre-se que vc nao celebrou um contrato, e mesmo que tenha sido celebrado pode ser rescindido, mas espera eu tirar minha oab antes que ai a gente pensa nisso!
AMote

Pe disse...

E os brazucas? Gente fina? Fala deles, festeiros, dançarinos, sempre somos isso rs

 
Copyright 2009 A fim de que.... Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan