segunda-feira, 27 de abril de 2009

Desejos e Desejos....


Passei alguns vários dias discutindo com Dona S sobre a origem dos desejos. Ela defende a linha do Schopenhauer que dizia que os desejos sao externos a nós. Melhor explicando, "os desejos sao sempre externos aos que desejam, ou seja, a vontade de vir a ser nunca pertence ao homem diretamente, é um objeto ou um sentimento que se encontra a parte (...)". Minha reaçao ao ler esta parte foi "hunf!?". E depois disso vieram muitos parágrafos e emails sobre o assunto...

Até agora ela está ganhando a discussao. Nao consegui arrumar nenhum exemplo para dizer que o desejo nao é externo. Nem Freud, que diz que o desejo é interno. Tudo é motivado pela libido, lembra? A libido como origem de tudo? Mas pow, Freud... nao sei nem como começar... Tendo sido quase convencida que o desejo é, de fato, externo, tá difícil provar o contrário. Porque... poderia-se dizer que a libido pode até ser inerente ao homem, mas todavia ela teria que ser provocada para assim gerar o desejo, nao? Ou alguém deseja algo que nao sabe?

Convido aqui, publicamente, Dona S ou quem quiser a participar dessa discussao. Enquanto isso volto para o que o mestre Schop também disse. Perae...foi Schopenhauer ou Nieztsche que disse que a vida é uma infinitude de desejos? Acho que foi o Schop. E tudo funciona mais ou menos na base de: desejar, satisfazer o desejo, estar satisfeito e desejar de novo.

Esses dias eu andei desejando ir pra farra né? Bem, acho que o desejo foi satisfeito nesse fim de semana, hehehe.... nada como chegar em casa de madrugada depois de um churrasco na casa de amigos. Tudo regado a muito vinho. Tanto vinho que meu estomago nao deu conta. Enfim. O desejo (externo, que seja) de farra foi satisfeito.

Agora voltando ao Freud. Essa noite tive um sonho muito louco. Sonhei que era meu aniversário e a festa era no Centro de Convençoes de Goiania, com 2000 convidados - que, sabe Deus porque, incluíam até a turma do Black Eyed Peas e eu cantando "my humps" com eles. Além das deliciosas coxinhas do coquetel e do lindo buffet de saladas, eu ganhei um C4 Pallas de presente. Incrível, né?

A idéia freudiana básica sobre sonhos é que sao desejos nao realizados. Hmmm... sabe que eu até gostei da idéia e to pensando em dar uma mega festa quando completar 30 anos. Tenho uns anos para programar...acho que rola! Já outros dizem que sonhas é uma forma da gente se comunicar com quem aparece no sonho. Interessante essa idéia. ...hunf!

Tá, chega de filosofaçao inutil....mamae tah me chamando no Skype.

Bjus, me liguem!

=)


P.S. Te contar que na festa eu vi todos os amigos...ooo delicia!

7 comentários:

psiraq disse...

Ylana,
Existem desejos inconscientes sim. Coisas que queremos e que às vezes não temos consciência disso e que usamos e fazemos. Acho que vc se lembra de alguns desses casos não?
Bjs

Camila disse...

gente, acho q é o primeiro post gigante e cabeça q eu li e gostei até o final!!!

eu adoro filosofia e tive uma época de ler mt Nietzsche...

Thiago disse...

porque vcs duas não acabam com a discussão misturando as coisas? afinal ngn constrói realidade e consciência do desejo sem (1)a difusão de si no ambiente e sem (2)a internalização do mundo social/real. Vejamos um tio que li uma vez, Peter Berger. Ele dizia que o indivíduo possui uma relação aberta, no sentido de construção da subjetividade, quando vem ao mundo. Isso possibilita ao infante criar as primeiras designações de conduta e interagir, por exemplo. ok...agente ignora que é um processo copiado do Hegel de internalização, individuação/objetivação e externalização. Tá! E que abobrinha tem a ver com chuchu? Crianças, lendo as coisas assim, temos duas situações: uma objetiva e outro subjetiva. Então em que sentido vocês falam de desejo? Vou acabar concordando com as duas assim! rs
Fiinha! Discutam epistemologia do conhecimento, vai ser mais divertido! rs

Kell disse...

Então quer dizer que pra agora vc deseja um C4 Pallas? Muito humilde essa garota... vai longe! Hahahahahahaha
No momento eu só desejo ir pra casa lavar a louça de barata.
Sobre o make, pancake da Avon, blush da Elke, rímel da Avon e batom da Avon também. Coisa bem básica!
Beijos!

Mestre Risada Forçada® disse...

Eu tava lendo lá atrás... tu usa ritalina? o.O

Josi disse...

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzz...desculpa o que vc tava escrevendo mesmo?
rsrsrsrs
ando correndo de leituras filosóficas...ja bastam as da pós..
t+

Anônimo disse...

Uau..Agora que li..rendeu hein..Moça...!!Mas fico com O thiago, juntemos as nossas forças então..rsrs

Ass: Dna S

 
Copyright 2009 A fim de que.... Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan