
First things first, vamos explicar que diabus seria uma árvore de decisao, ou como sao conhecidas, decision trees. Talvez ajude olhar a foto ae ao lado, que é um exemplo do que eu estou falando. Estas tais "árvores" nada mais sao do que um processo decisório dissecado em estágios, variáveis, e suas consequencias. Vou exemplificar usando minha própria árvore, que teve um solo ator (eu!), e tres variáveis.
A decisao era uma escolha de sorvetes. Que sorvete Dona Ylana escolheria? As opçoes: McDonalds e Yogen Fruz (yogoberry chileno). As variáveis: preço, calorias e o tempo de exercício gasto para queimar as calorias. Ou seja, no meu exemplo, o sorvete do McDonalds custava X e tinha Y calorias que levavam 50 minutos para serem gastas. O do Yogen Fruz custava X+500, mas possuía Y-200 calorias, levando 30 minutos de exercícios. Com isso definido, montei a árvore. Na verdade montei até duas, porque queria ver se a ordem das variáveis alterava alguma coisa. Nao, nao alteraram. Mas, no final do processo, encontrei um problema. Eu queria ter colocado o sabor como variável, pois além de preço, caloria e tempo para gastar as calorias, a decisao poderia ser afetada pela preferencia relacionada ao gosto/sabor do sorvete. No entanto, meus caros, sabor nao é algo que se quantifique.É igual tentar a medir amor, felicidade e outras coisas abstratas que, por outras tantas influencias como conceitos culturais, é simplesmente pouco útil.
Aahhmmm...onde estávamos? Parei pra ver um vídeo da Morena Baccarin (a Anna, dos V's) no youtube, ae descobri que a Jordana Brewster nasceu no Panamá mas é filha de mae brasileira e fala portugues. Incrível como a pessoa pode ir de teorizar sobre o ato de decidir, baseando-se na teoria dos jogos, à leitora/telespectadora de coisas fúteis, como uma seriado sobre ETs. Nem parece que passou a adolescencia inteira assistindo X-Files! Eu tinha mesmo que começar a ver V? Ah neim...
Entao... eu só queria dividir a imensa alegria que foi construir minha primeira árvore de decisao. Parece incrivelmente fácil e simples, mas eu prometo que nao é. Por isso convido voce, leitor/a do coraçao, a tentar fazer sua própria árvore. Pense algo do tipo, "que roupa usar amanha"? E comece... é bem divertido!
Minha próxima missao é fazer uma matriz. A matriz - a lá Dilema do Prisioneiro* - é mais complicada, porque é um jogo de informaçao completa, aonde os atores conhecem suas respectivas estratégias e as consequencias das mesmas. Só nao conhecem como o outro irá agir! Aha! Por isso amanha é dia de evoluir no jogo.
Ok, chega né. Queria só aproveitar o último parágrafo pra mandar um beijo para R (que continua falando pouco portugues, hahaha), que recebeu meu email comemorativo e me ligou de volta. E um beijo para voces, leitores pacientes, que leram esse blog e tentaram entender. #Atóron!
* Dilema do Prisioneiro é um exemplo clássico - e relativamente fácil - de como funciona a tal Teoria dos Jogos. Quer saber mais? Vai no Google e arrasa, bee!
P.S. Essa mania de ficar mandando beijo, uma coisa meio lembranças do Xou da Xuxa, deve ser porque tou acompanhando umas subcelebridades no Twitter, que mandam beijo pra os sub-seres humanos que se dizem seus fans. #GoFigure
3 comentários:
Um beijo pro meu pai, pra minha mãe e pra você!!!hahahaha #atóron
Hein Bee...será que essa teoria dos jogos serve pra decisões um pouco mais complexas???
Quero tentaaar!!!
Adoro seus posts nerds...sempre aprendo alguma coisa... Ylana é cultura!!!haha
Beeeijo ;)
Ai, Ylana... prefiro escolher as coisas no uni-duni-tê mesmo, porque essa árvere aí derrotou co meu tico e teco. Mas vem cá, o que o melhor çéqiçço de sua vida tem a ver com tão arvoredoso, florestânico e vegetídico post?
E ainda me deu vontade de tomar sorvete, acabei de almoçar. Vai me transformar numa pipa ¬¬'
Nossa, lembrei do meu projeto final agora... hehehe..
Ylana construindo árvores de decisão! Que lindo! Estou tão orgulhosa de você! rsss
bjo bjo
Postar um comentário