quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A Bencao da Apatia

Outro dia, logo de anunciar minha saída oficial da World-Check (atual emprego), conversava com uma amiga sobre minhas impressoes gerais dessa experiencia. Eu lhe disse que umas das coisas que mais tive dificuldade foi em aprender a nao me envolver com os casos em que trabalhava. No comeco, na intensidade e paixao de que me é própria, eu entrava em cada projeto com a sede de quem teria passado dias no deserto. Era muita vontade de aprender, de entender tudo, de achar logo o vilao da história e...como era de se esperar, eu me perdia no caminho. E isso me fez errar muitas vezes, claro. Por isso eu explicava à Carla que o segredo do meu sucesso foi a apatia. No minuto que eu aprendi a me importar menos com as vítimas, ou simplesmente ver o movimentos políticos dos "meus" países como algo do dia a dia, a coisa ficou fácil, simples e...de certa forma monótona. no dia que eu deixei de pensar que minha análise macro de todos os casos era importante, virei uma proletaria eficiente e produtiva. ...Meio deprimente, nao?

Hoje essa idea voltou a aparecer. A idea de que ser apático às situacoes ou coisas pode trazer benefícios. Para mim isso é interessante pois em geral sou o total oposto de apática. Sim, o tipo de pessoa que passa a vida tentando nao ser 8 ou 80, uma vez que esta parece ser minha condicao natural. Nao se importar, dar de ombros... quantas vezes nao admirei as pessoas que sabem ser assim!

Voltei a pensar nisso hoje porque me veio à mente a imagem dessas pessoas que transformam o próprio trabalho como parte tao importante da vida que...nao se desvinculam. Ok, longe de mim dizer coisas como, "a gente tem que aprender a separar as coisas" porque sejamos honestos, é quase impossível. Se alguém anda preocupado com a saúde de algum parente ou brigou com a pessoa amada na noite anterior, é muito difícil enfiar a cabeca no trabalho e nao deixar que isso afete o humor. Ou vice-versa. Pergunte à Dona Let como é difícil nao misturar essas duas esferas. Enfim, o fato é que...pessoas que se jogam na vida laboral e se sentem imensamente realizadas - ou o contrário - com o que fazem, deveriam pensar na bencao da apatia. Nao falo de ser um trabalhador preguicoso ou desmotivado...mas também nao vejo porque ser a primeira a chegar e a última a sair - caso eu nao seja a dona do negócio, claro.

Talvez a vida proletária me tenha transformado em uma criatura apática e desinteressada... mas certamente mais tranquila. Alguém que já nao sonha mais com bombas explodindo na Colombia, ou com arquivos infinitos de nomes de criminosos. Talvez essa seja só uma reflexao barata de final de dia ao som da música Despedida da Julieta Venegas, que sempre me faz pensar em mil coisas. Ou talvez eu tenha mesmo razao... que a apatia é uma verdadeira bencao!

1 comentários:

Querido Diário disse...

Nunca consegui ser assim...Respeito quem consegue! rs...Adoro ir com muita sede ao pote, porque sei como manter as mãos firmes para não derrubá-lo...Acho bom agir aos extremos...Apaixono-me pelo lugar e me sinto dona dele...Claro que faço tudo isso reconhecendo as deficiências coorporativas, mas tentando fazer bem feito...Se eu for a faxineira, quero sempre ser a melhor faxineira...Isso não tira o brilho do seu post...Já que sua opinião é de que esta apatia é uma benção, digamos que não fui agraciada com ela...O importante, acredito, é sentir-se tranquilha com a maneira que vc trata suas barganhas...Eu sempre dou um pouco de voracidade e fico feliz com o que recebo em troca, e vejo pessoas que dão sua tranquilhidade , sua porção neutra e se realizam da mesma maneira...E quem ganha são os donos das tais empresas que conseguem reunir na equipe o melhor de cada extremo, ou o melhor da abençoada apatia...

ps: aff! cometário quase post...Me entrego mesmo quando o assunto é trabalho..kk

ps2: excluí aquele e_mail do hotmail, por estar enviando virús e mais virús para os meus contatos...

 
Copyright 2009 A fim de que.... Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan