quarta-feira, 30 de março de 2011

CU-ritiba e outras idiotices

Hoje, na hora do almoço, um dos colegas nos contava sobre sua viagem de férias ao Brasil. JP foi à Sao Paulo e Rio e curtiu muito as duas cidades. Baladou, beijou na boa, bebeu e comeu, subiu no Corcovado e no Pao de Açucar e fez o que turista faz. Até aí tudo bem, né? Eu feliz por JP ter se divertido tanto no meu país. Até ele dizer que queria voltar...pra conhecer CUritiba.

Ao indagá-lo por que essa cidade em particular, ele me contava como sua colega brasileira lhe havia dito que CUritiba era a cidade perfeita. E eu caí na risada.

Olha, nada contra a pessoa gostar da própria cidade. É até melhor, porque viver numa cidade que nao gostamos deve ser bem horrível. Mas daí a dizer que... é a cidade perfeita, tá demais. E pior, é a mesma lógica de gente idiota desinformada. Eu perguntei, "perfeita por que?". E segundo a criatura que lhe informou, era perfeita pela quantidade de áreas verdes, organizaçao e, principalmente porque todos eram descendentes de europeus. (SIC) Sim, meu sangue ferveu. Se tem uma coisa que me irrita é esse ranso de gente que se acha superior porque é "descendente de europeu". Aff!!! Em minha humilde opiniao eu, como também europeia-descentente (grande coisa!) digo que nao há pensamento mais colonial que este. Afinal, os colonos achavam que tudo o que era da metrópole era melhor. E pelo menos a última vez que chequei, esse país (Brasil) deixou de ser colonia em 1822.

Eu poderia passar o tempo aqui detonando CUritiba. Mas nao vou. A cidade realmente é bonita e organizada. Parabéns a quem a fez e mantém assim. A cidade também tem casas bem pobres e bairros que inudam. Por que digo isso? Porque eu já vi! Ah, e...eu duvido que essa mesma cidade esteja livre de afro ou indio descendentes. Desculpem, mas no Brasil isso nao é possível! Ainda bem...

Respondi a JP que o que lhe haviam dito era mentira e que, apesar de bonita e organizada, CUritiba era outra cidade brasileira qualquer. Ele quis saber se era mais bonita que o Rio.... outra risada... tadinho! O Rio é único...e olha, eu nem sou carioca hein! Deixei bem claro pra ele que quem espalha essa inverdade de que o Sul do Brasil é como a Europa...é porque nao conhece a Europa. Eu conheço tanto o Sul (os tres estados) quando a Europa (alguns países)...e por isso me sinto no direito de contestar a inverdade.

Nem sei explicar porque esse tipo de comentário me irrita tanto, mas o fato é que irrita. Eu entendo que a geografia tem um papel bem importante em nossas lembranças, formaçao de personalidade e identidade...mas daí a sair falando que um determinado lugar do mundo é o melhor...por favor, façam a ressalva que esta é a SUA opiniao. E está bem que voce ache assim...desde que voce saiba que é a SUA impressao e nao um fato!

Quanto à "superioridade" da descendencia Européia...tá aí outra coisa que me tira do sério. Igual o dia que eu ouvi uma colega o trabalho dizer que "gente bonita no Brasil só de Sao Paulo para baixo". Detalhe...do lado dela tinha um nordestino e uma goiana (eu!). Ela, no mínimo, cometeu uma senhora gafe, além de falar asneira de graça né!

Conversando com Pedrinho chegamos cada vez mais à conclusao de que os Europeus sao provincianos. E olha que ele mora na Alemanha hein, aonde supostamente as pessoas sao frias, calculistas e evoluídas. Anham, Claudia...senta lá! Vou pedir pra ele fazer um post especial sobre a provincianidade dessa gente para que ele possa nos iluminar com a verdade, haha! Já a minha impressao da Europa é das melhores. Lugares legais, com gente de todo tipo....preta, índia, bonitos e feios. Nem melhor nem pior. Assim como existe isso nos EUA, na América Latina e em outros muitos países desse mundao...

É isso... hoje o post foi desabafo. Fiquei com essa história entalada na garganta. Como eu disse, me irrito muito com certas ignorancias...e nem sei explicar porque.

A boa notícia é que...acho que estou me conformando com a vida proletária...e olha que nem tem nada a ver com dinheiro hein. Só com conformismo mesmo e a mentalidade do what you have to do. Mas isso é assunto pra outro post...

8 comentários:

Anônimo disse...

CUritiba? vc tentou não criticar a cidade, mas só pelo título... ninguém é perfeito no fim das contas não é?

Kell disse...

Agora veja isso: http://www.youtube.com/watch?v=P6nPwb_L33c
Tam cada um que aparece...

Mestre Risada Forçada® disse...

Uia!!

Me identifico com esse bizarro bairrismo que existe no Brasil. Eu apresento descendência de três países europeus, e tenho muito orgulho de, no meio disso, ter sangue indígena. E com comprovação! Minha bisavó materna era índia mesmo, dessas de tribo! Não me acho melhor ou pior que qualquer outro brasileiro por causa disso.

Outra coisa, a qual me inrigou muito, foi aquele episódio no fim do ano passado, em que pessoas do sudeste, em virtude das eleições, ficaram comentando que as pessoas do norte e nordeste são atrasadas, ignorantes...
Veja só, eu nasci no norte, em Rondônia. De acordo com a lógica do seu amigo, faço parte do Brasil das pessoas feias.
Mas, veja só, meu pai é PARANAENSE, minha mãe é Sul-Matogrossense, mas o pai e a mãe dela são PAULISTAS.
Resumindo: eu, que nasci no norte, tenho só sul e sudestes "no meu sangue".

Da mesma forma como tem muito paulista que despreza nordestino, sem se atentar que bem provavelmente tem alguma raiz lá. Até porque, o Brasil começou a ser colonizado pela Bahia!

As pessoas precisam aprender que "nordestino", "nortista", "paulista", "sulista", etc. NÃO SÃO ETNIAS!

Shirlei Romano disse...

Entendo seu sangue ter fervido...Certamente o meu teria evaporado! rsrs...POis vc é muito mais equilibrada do que eu, para ouvir e ponderar as bobagens alheias, que são bobagens mas enfim, não existe delito de opinião e quem tem boca fala a m****, quer dizer fala o que quiser...rsrs...

Bom para quem já ouviu que "paga de paulista mas tem pais nordestinos" ( não entendo porque isto me irritaria, já que é fato que meus pais nasceram lá, ué? *)...Mas pagar de paulista como, se eu nasci em SP? Não há outro nome pra falar do lugar de onde vim, há? paulistanordestedescendente? ...Aqui faz-se necessário, outro UÉ?!

A verdade é que somos um país muito colorido, misturado e por isso que os estrangeiros admiram tanto a nossa cultura (mas admiram no sentido de admirar certos lugares pela beleza da paisagem e “alegria “ do povo e reforçando que ainda bem que conservamos certos redutos saudáveis das lembranças metropolitanas...) Como dar ao sul o título de lugar sagrado, por conservar, geneticamente, topograficamente (????) seus traços europeus...

COmplicado, mas real, e por ser real ou surreal - sei lá- super aceitável-. Mas ainda me incomoda o fato das pessoas julgarem as outras por informações geográficas, raciais, étnicas, sexuais, gênero ou cor que pintam as unhas (que aliás vc reparou ? Estão com uns nomes cada vez mais engraçados (os esmaltes), mas isto é outro papo) ... Encerro por aqui, se não você sabe, acabo escrevendo um livro...Bye!

Anônimo disse...

nossa, fazia tempo que não passava por aqui. guria, tu é sensacional. pelo teu senso crítico e tuas opiniões bem formadas e argumentadas, leva, a quem le, concordar inteiramente com as tuas palavras. meu ego e meu lado emocional não me deixa fazer posts como os teus, mas admiro muito quem consegue. beijos

VIDA PROMOÇÃO SOCIAL disse...

Cara colega,todas as pessoas que amam a sua cidade vão,naturalmente, falar bem dela. Essa sua crítica é infeliz, fruto de uma pessoa que certamente não sabe o que é gostar do lugar que vive. Curitiba é uma Cidade perfeita. Curitiba é linda, com belos parques, cidade exemplo, qualidade de vida, o famoso pinhão. É a cidade dos Salgadinhos Elma Chips e o refringente Cini, que nasceram em Curitiba. O Centro Cívico, a tradicional Confeitaria das Famílias, o parque Barigui, enfim, eu amo esta cidade que é cativante, Curitiba é maravilhosa.Amo Curitiba pelo ‘leite quente’, pelo Parque Barigui, pela Rua das Flores, pela minha família, pelo Mercado Municipal, pela Gengibirra, Wimi e Chocomilk. Amo Curitiba pelo Passeio Público, pelo frio gostoso de cada dia, pela curta distância das praias, pelo nosso jeito desconfiado, pelo Atlético Paranaense (que sem os seus irmãos rivais não teria graça), pela carne de onça, pelas vinas, pelas mimosas, pela Gazeta do Povo (com o Malu, o Bessa e o Carneiro). Amo Curitiba pelos pastéis de feira, pelo nosso jeito mais provinciano de ser, pelos nossos bares e restaurantes, pela nossa qualidade de vida (que infelizmente não é mais a mesma), pelo Largo da Ordem, pelas confrarias, pelos Curitibanos que aqui nasceram e pelos Curitibanos que não nasceram aqui (mas que adotaram esta cidade para ser a sua terra). Amo Curitiba que infelizmente esta deixando de ser uma ‘grande’ Ponta Grossa e está se tornando uma ‘pequena’ São Paulo (sem menosprezar a nossa querida Ponta Grossa e sua maravilhosa qualidade de vida). Enfim amo a nossa terra, nossos costumes e a nossa gente.
SE A SENHORA, MINHA CARA, NÃO TEM NADA DE BOM PARA FALAR DA SUA CIDADE, FAVOR NÃO FALAR MAL DA CIDADE ALHEIA.

VIDA PROMOÇÃO SOCIAL disse...

ps. Este seu título é infeliz, desnecessário e desinteligente que reflete extrema falta criatividade e respeito.

Crypto Phone Support disse...

Is your Binance wallet stop working? Unable to recover Binance wallet after trying every method? Under such condition, reach the well-accomplished professionals immediately by calling on Binance Support Number at 1-800-665-6722. The experts will listen to your queries patiently and accordingly offer best possible and authentic solutions so that your issues get fixed sooner. Visit website:- http://www.cryptophonesupport.com/exchange/binance

 
Copyright 2009 A fim de que.... Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan