quarta-feira, 2 de março de 2011

Entre-os-Lugares

Amo observar as montanhas no fim do dia. Deitada em minha cama volto meus olhos para a janela e ae está o Cerro Plomo com seus quase 5 mil metros de altura. Nao importa a época do ano, tem sempre neve lá em cima. Muita ou pouca, está sempre lá. As cores desse sol de verao, num fim de tarde normal e corrente, fazem com que a vista do Plomo seja quase mística...nao importa quantas vezes eu olhe. E nessa tarde que de repente se tornou melancólica, eu jogo minha mirada, mais uma vez, a esta cena... e respiro fundo.

Uma semana de férias, uma semana de Brasil. Uma semana de entre-lugares, que é aquele nome complicado pra dizer que voce já nao se sente bem em lugar nenhum. Que sempre falta alguma coisa. Faltam os amigos, falta a família, falta aquela comida. E se estes nao faltam, o que falta é a organizaçao, as ruas largas, as montanhas e a "normalidade" que agora é sinonimo da capital de um país. Nunca está completo. Sempre falta. 

Nessa semana de Brasil li uma frase fantástica. Pena que esqueci o autor. Era algo mais ou menos assim: "Na vida existem dois horizontes: o da saudade, das coisas que já foram; e o da esperança, das coisas que ainda estao por vir". O conteúdo da frase expressa esse entre-lugares vivido por cada imigrante e, de alguma forma, por cada ser humano também. Estamos sempre entre um e outro. E sempre falta. Um pouquinho de breguice e eu poderia completar o parágrafo dizendo que essa "falta" é "plano de Deus" e por isso necessitamos das pessoas e zzzzzzzzzzzzzz.... mas nao estou para breguices nem pensamentos fáceis hoje.

O sol vai deixando a cidade...e as cores da montanha mudam. De rosa intenso a rosa claro...a um acinzentado. A melancolia aumenta. O espaço que nao será mais nunca preenchido também. E já que estamos em lugar nenhum, já que estamos entre um ou outro, o jeito é inventar maneiras de achar que a coisa nao é bem assim. Que venham as horas extras do trabalho, que venham as aulas com o personal trainer, que venham mais responsabilidades, que venham os filmes ganhadores e perdedores do Oscar, que venham as reprises de Friends... 

Amanha as 8.30am começa outra jornada....

4 comentários:

A vida do Oliver disse...

linda foto dakela bela tarde que nós estavamos estudando nao sei o q e sentados a mesa escutando radio disney ou musica goiana ou seja la que for... sinceramente... eu estou entendendo a cada dia o q vc falava em sair do país e voltar... kkk... e ver q existe um mundo la fora maior que o mundinho que nós acreditamos ser completo qndo viviamos aki... falta palavras pra dizer o qnto quero retornar a essa vida melancolica que vc descreveu... ela eh de diversas formas aquilo que nos torna diferente dakilo que nos eramos... dois jovens com sonhos de ser grande e de conhecer o verdadeiro novo e diferente.

Leonardo disse...

Wow!Que vista que você tem do seu quarto... é uma maravilha poder contemplar isso á tarde... Por isso que eu queria morar em prédio aqui em Goiânia... Eu nunca tive a sensação de estar entre-lugares porque nunca saí do Brasil mas quando entro no avião e em uma hora chego em São Paulo dá uma sensação que o mundo é pequeno ou que a tecnologia é muito avançada...

Just Eri6ck disse...

Nossa,ter essa vista perto deva dar sempre um up né!
Aqui só tem prédios e "barracos" e coisas assim....


http://mysolitudewords.blogspot.com/

http://carolcabelosvermelhos.blogspot.com/

Mestre Risada Forçada® disse...

Puxa vida, faz tempo que eu não vinha aqui!!

Mas olha só... tudo no mesmo lugar! Hehe...

Essa montanha é mesmo linda, mística... mas em alguns momentos ela deve provocar alguma solidão. Ou não? Porque, bem... eu ao vê-la me sentiria como que se alguém me mostrasse na marra como sou pequeno em relação ao resto do mundo.

Viajei na maionese?

 
Copyright 2009 A fim de que.... Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan