quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Chifres: conceitos e interpretaçoes (so much for my happy ending)

Acho que eu era criança quando lembro-me de ver o cantor Falcao (aquele brega, do nordeste) no programa do Faustao. Ele dizia, "quem nunca foi corno?". Na época eu nao entendia bem o que era um "corno". Sabia que tinha a ver com chifre, mas nao tinha claro em minha mente que chifre era aquilo que alguém coloca na sua cabeça - quando te trai!

Pensando sobre o assunto, cheguei a conclusao de que "Traicao", aquela entendida como desprezível e dolorosa e que geralmente acontece entre casais (de amigos também), nada mais é do que uma interpretacao pessoal dos fatos.

Tenho um casal de amigos os quais observo a relacao. Tecnicamente nenhum é proibido de ficar com outras pessoas e, caso isso aconteca realmente, eles devem ser honestos e contar o que houve. Segundo suas explicaçoes, o fato de ficar com outra pessoa nao diminui o grau de sentimento que sentem, mas sim o fato de esconderem o que aconteceu. Interessante.

Um outro amigo mantém a opiniao de que só se pode trair a si mesmo. Hunf. Quanto à essa teoria tenho algumas colocaçoes, mas ainda acho que é interessante o suficiente para ser discutida. Mas o fato é que existe um certo padrao social que define o que é traicao e o que nao é. basicamente, se você está numa relaçao considerada estável nao deve beijar e muito menos ir para a cama com outra pessoa. Sem entrar nos pormenores da situaçao, é possível dizer que apesar deste padrao um tanto engessado, esta é a regra aceita pela grande maioria das pessoas que se dizem "namorando".

A coisa se complica um pouco quando você nao está tecnicamente "namorando". Pode acontecer de você ter um "ficante", um "rolo" ou mesmo um "amigo com benefícios" e aí as regras que já nao eram lá tao claras, ficavam mais obscuras ainda. É nesse momento quando suspiramos alto e desejamos que houvesse um livrinho que ensinasse a namorar. O que é permitido, o que nao é, etc....

Ainda nao sei o que é pior. Trair ou se sentir traído? Depende da personalidade de cada um, e claro, da situaçao. Traicoes acontecem por um número infinito de razoes. Mas como isso é um post de blog e nao um tratado cientifico, dou-me o direito de afirmar que se sentir traído é provavelmente uma das piores dores psicológicas que se pode sofrer. Sem nem falar de ciume, lembre-se que sentir-se traído vem acompanhado de um golpe na auto-estima e confiança que até entao você tinha naquela pessoa. E pra piorar um pouco....e se você nem o direito tem de se sentir traído? A raiva aumenta!

Eu nao tenho o direito de me sentir traída, mas sinto mesmo assim. Nao tenho o direito de ficar com raiva, mas nao adianta racionalizar. O sentimento é mais forte. Mesmo assim eu faço graça com a situaçao....dou risada, conto uma piada, até imito uma vaquinha mugindo e falo que vou vestir um chapeuzinho de corno. Adianta um pouco, mas nao resolve.... penso em você e sinto nojo, até uma ponta de ódio. Por que? Nao posso! Mais raiva por nao poder. Mais raiva por estar com raiva... é uma reaçao em cadeia. Minha garganta parece que diminuiu e nao consigo respirar muito bem. Lá se vai minha concentraçao (que já era escassa). Nao quero nem pensar em te encostar. Além da ogeriza física, a psicológica é pior. Mentira.... ter sido enganada de leve. Mais raiva....pensamentos vingativos me dominam...mas nao! Eu tenho que aprender a ser melhor do que isso. Ha, mas eu nao sou! E o pior é que eu nem tenho opçoes decentes de vingança como já tive! Resolvi ser fiel....e fui....e sou ainda! A recompensa? Um jogo psicológico/ilógico.

Sim, só eu entendo. ....e mesmo querendo chutar o balde eu escolho continuar. Por que? Pirraça? Amor? Os dois?....
Nao, nao vou chutar o balde. Mas vai levar um tempo.... vai sim....
Como leite com toddy (que eu odeio), vai demorar pra engolir essa.

Nao se pode entrar no mesmo rio duas vezes, já dizia o filósofo grego (o qual esqueci o nome... Heráclito?). Nesse rio eu nao entro mais....

"it's nice to know that you were there
thanks for acting like you cared
and making me feel like I was the only one"

...so much for my happy ending...

2 comentários:

Unknown disse...

*suspiro*

flooor disse...

"..pensamentos vingativos me dominam...mas nao! Eu tenho que aprender a ser melhor do que isso."

penso igual..rs

 
Copyright 2009 A fim de que.... Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan