domingo, 27 de janeiro de 2008

Planos e mais planos

Domingo a tarde e eu estou sozinha em casa. Que delícia! Sei apreciar a solidao como poucas pessoas. Na verdade eu ADORO ficar sozinha. Acrescente à este cenário uma inesperada falta de luz (energia), porque na roça "cai a força" toda vez que chove. Entao resolvi ler um livro. Nenhum dos outros 3 que comecei e estou no meio, mas um Outro livro. Um que dei de presente pra minha mae há uns anos atrás, chamado "Dinheiro: Os segredos de quem tem". Geralmente desconfio de livros com esse tipo de título, mas esse eu acabei comprando e, também porque sei que minha mae adora ler sobre dinheiro.

O livro é bom. Sendo filha da Dona Madalena é claro que eu já tinha ouvido praticamente todos aqueles conselhos antes, ou seja, tá funcionando mais como um reforço aos ensinamentos de mami. Mas como eu sempre digo, às vezes é necessário ouvir de outra pessoa aquilo que você já sabe. No entanto, o blog de hoje nao é sobre dinheiro e os valiosos conselhos de mamae ou do livro. O post de hoje é sobre planejamento.

Tudo na vida é planejamento. Ou pelo menos deveria ser. Aparentemente um dos segredos de uma vida bem sucedida está no planejamento do futuro. Tudo quanto é tipo de conselho ou consultoria empresarial ou pessoal começa dizendo que você tem que analisar as próprias capacidades, definir prioridades e traçar metas. Sem isso nao existe chance de sucess, pois, "você tem que saber aonde quer chegar ou senao vai chegar em um lugar que você nao quer". Lembro de quando li essa frase pela primeira vez. Achei que fazia sentido. E ainda acho que faz....

Nao pretendo fazer uma reclamaçao básica nem contestar o fato de que planejamento é essencial na vida de qualquer adulto. O fato é que....planejar é um saco! Ter que ficar pensando no futuro, prevendo as situaçoes e prevendo até os imprevistos. Sim, dá para prever imprevistos, se você estiver falando de orçamento. Grandes bancos, empresas, essas coisas "grandes", todas calculam possíveis prejuízos. Ou seja, prever e prevenir nao é impossível.

Claro que a vida é muito mais dinâmica e nao cabe dentro de uma planilha de excel mas... me faz pensar o quanto a idéia de planejar é realmente importante. E cá estouu eu, reforçando o óbvio novamente....mas é verdade!!! Vou começa uma campanha: PLANEJEM, PLANEJEM!!! Planejem até as baladas....ah, tá ai um exemplo de coisa mau planejada. Balada.

É sabado a noite, os amigos se reunem na casa de alguem. Todos querem sair, mas ninguém sabe pra onde. Depois de uma hora de discussoes e risadas, chegam a um acordo. Mas ainda nao sabem se o local estará aberto, qual é a programaçao e claro, quanto custa. Exemplo claro e simples de falta de planejamento que causa atrasos e excesso de gastos.
Preciso dizer mais?

3 comentários:

Patatita disse...

Concordo.

Kell disse...

Quem diria... Ylana me dando conselhos! Hehehehehehehehehe
Mas planejei um monte de coisas e deram errado. Alguém pode me ajudar?
Beijos pra vocês.

Shirlei Romano disse...

Planejar...

Eis um verbo que poucas pessoas conjugam com sabedoria...Acredito que isto acontece porque não acreditamos que vá haver o dia de amanhã..Sim, é verdade! Gastamos tudo e todos pensando que tudo passa rápido demais, por medo de perder , de acumular, de não viver, de estragar...E S T R A P O L A M O S...
Precisamos pensar melhor, se a vida passa mesmo de repente e se esta felicidade é tão urgente assim...

bjs, de uma pessoa que esta gostando muito de te conhecer melhor... Sucesso em seus planejamentos!

 
Copyright 2009 A fim de que.... Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan