domingo, 3 de fevereiro de 2008

Esperando...

A gente passa a vida esperando. Mesmo antes da gente virar gente. Primeiro é o óvulo, que espera amadurecer. E depois fica lá de bobeira, esperando um espermatozóide encontrá-lo. Este, por sua vez, espera a chance de poder ser depositado no destino "certo", para assim poder lutar contra os outros e conseguir fecundar o tal óvulo. Uma vez passada esta fase inicial, a espera continua...

No começo tudo vai rápido. Logo as células se multiplicam e vao crescendo. Nao leva muito tempo e a gente já tá do tamanho de um grao de feijao. Nessas alturas nossa futura mae já deve ter sentido os primeiros sinais de que algo diferente se passa e ela, tadinha, espera um pouco para ter certeza. O pobre ser continua crescendo dentro do útero... cada dia mais um pouquinho. Logo a gente evolui de um monte de células para algo mais especializado. Formato de peixe, feto feio, órgaos... corpo desproporcional de cabeçao horroroso e pronto! Passaram-se 9 meses (na maioria das vezes). É hora de nascer! Acabou a espera!

Acabou o caramba! Tá só começando!

De agora em diante é uma espera sem fim. Espera pra mamar.... espera pra arrotar. Espera pra aprender a sentar e depois pra engatinhar. Andar entao? Vao ter que esperar quase um ano pra isso! E pra falar nem se fala....

Mas a vida continua...e logo a gente tá esperando na parada do ônibus pra ir pra escola. Espera a aula começar, espera acabar. Espera as férias, espera o ano que vem, espera ficar grande porque quando eu crescer eu nao vou ter mais que esperar! Vou aprender a dirigir e nunca mais espero ninguém! Também nao vou mais esperar alguém me ensinar nada pois eu vou ser grande, e as pessoas grandes, sempre sérias, sabem o que fazer. Nao esperam muito pois nao têm dúvidas... certo?

A gente espera crescer... e depois reclama que a vida passou rápido demais. E daí espera envelhecer pra morrer logo. Espera acabar logo a faculdade pra poder arrumar emprego e ganhar dinheiro. Depois espera dar um jeito pra casar. E continua esperando... Espera uma promoçao do shopping ou promoçao de emprego. Espera receber logo o salário pra pagar as dívidas e botar o resto do dinheiro na poupança. Espera aquela pessoa especial te ligar e te chamar pra sair, e depois espera o beijo no fim da noite. Espera que o tempo dê jeito em coisas que você nao pode dar jeito. E enquanto pensa nelas, lembra-se também dos conselhos de que "às vezes esperar é melhor" e fica com raiva. E quando as coisas finalmente dao certo e você quer parar de esperar e resolver logo a situaçao, você descobre que ainda vai continuar esperando porque outra pessoa resolveu esperar também e...essas coisas funcionam em cadeia. O Universo parece se encarregar de ligar as pessoas umas às outras, ou seja, a minha espera afeta a sua.

No fim da vida, já no tal "leito de morte", enquanto pacientemente aguardamos o destino inevitável de todos os seres viventes, lamentamos a falta de tempo. Tempo que nao tivemos porque estávamos ocupados fazendo coisas mais importantes.... possivelmente esperando...

Será que "esperar" tem a ver com "esperança"? Pelo menos essa semelhança pode ser explorada dentro da língua portuguesa. Esperamos por que temos esperança de que vai melhorar? Ou simplesmente por que nao temos opçao melhor? Sei la...vai ser as duas coisas... mas é fato que... nao posso fazer nada, só esperar.

2 comentários:

manda disse...

Se eu nao tivesse contato c a senhorita
diria q eh uma dramática(nao sei o pq, nao me questione)!
entretanto consegue ser objetiva c tanta ladainha "verdadeira"
isso eh otimo!
Apesar deu gostar de "flores"...rs

ótimo

Kell disse...

Já dizia o ditado "Quem espera sempre cansa".
Huahuahuahuahua... adorei o marcador "momento Pequeno Príncipe". Mas você sabe que o Pequeno Príncipe é "levemente" mais otimista do que você né?
Beijos, carnaval acabando, Aleluia irmãos!

 
Copyright 2009 A fim de que.... Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan